quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Município quer aproveitar programa federal que incentiva médicos a irem para a periferia

No Água Azul, há apenas um médico para atender a população
Região do Água Azul possui apenas um médico em sua UBS

Por Rosana Ibanez
Do Guarulhosweb

A falta de médicos verificada nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nas regiões mais distantes do centro, como ocorre em Guarulhos, no Água Azul, que conta apenas com um médico, motivou o Ministério da Saúde, em parceria com o Ministério da Educação, a criar o Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica. O projeto é uma estratégia para levar profissionais para atuarem onde há carência.
Atualmente Guarulhos conta com 68 UBS que oferecem atendimento com cerca de 1300 médicos. Entretanto, as unidades são mal distribuídas, uma vez em que algumas atendem área com 35 mil habitantes, enquanto outras abrangem 5 mil.
No Tijuco Preto, por exemplo, os moradores também encontram dificuldades no atendimento da UBS Jardim Cumbica I. Além da ausência de médicos, há uma grande demora para agendar consultas e faltam medicamentos. A UBS atende cinco bairros - Tijuco Preto, Vila Alzira, Jardim Oliveira, partes do Jardim Cumbica e da Vila Isabel. Só no Tijuco Preto são mais de quatro mil famílias contando com o atendimento de apenas dois médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário