terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo

Vereadores Zé Mario e Eduardo Carneiro sem partido

Nova sede do IML e IC será no Baquirivu

Da Redação do DG

Os vereadores sem partido Zé Mário e Eduardo Carneiro, além dos tucanos Romildo Santos e do deputado federal Carlos Roberto, reuniram-se ontem com o secretário de Segurança do Estado para tratar da construção da nova sede dos Institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML). A sede, que inicialmente seria construída no bairro Vila Rio de Janeiro, será feita em terreno às margens do Baquirivu, entre o Hospital Geral de Guarulhos (HGG) e o Parque Cecap. “A localização é excelente, porque deixa o local próximo a diversas rodovias”, afirma Zé Mário. O que impediu a construção na Vila Rio, segundo o vereador, foi um problema legal, já que a Prefeitura exigia que, se a obra não fosse finalizada em 5 anos, o terreno deveria ser devolvido. “A Lei Orgânica do Estado não permite que doações venham com qualquer tipo de ônus”. Além disso, a acessibilidade ao primeiro local deixava a desejar. Ainda segundo Zé Mário, até que a nova sede fique pronta, o Estado pretende alugar um novo local, que permita que os institutos estejam melhor instalados. “Saímos muito satisfeitos da reunião, certos do que está sendo feito é o melhor para a cidade”, disse.

ANIVERSÁRIO
Hoje, petistas estavam em maior número no aniversário de 50 anos da empresa Pfizer. O prefeito Sebastião Almeida, seu vice, Carlos Derman, também secretário de Saúde, e a deputada federal Janete Pietá formavam o grupo. Do outro lado, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB), era um tucano sozinho no ninho inimigo.
SUSTO
Quem deixou de comparecer ao evento de aniversário foi o secretário-adjunto de Obras, Laércio Pereiro da Silva. Ele ficou preso no elevador se seu prédio, no 16º andar, por cerca de 2h, das 6h30 até 8h40. Cansado de esperar pela assistência técnica e diante do descaso da síndica e do porteiro onde mora, Pereiro chamou os bombeiros pelo celular.
ATENDIMENTO
Cerca de 15 minutos após o telefone, os bombeiros tiraram Pereiro do sufoco. A filha do secretário-adjunto, de 9 anos, não foi à escola para ficar com o pai, com quem conversou durante todo o tempo de reclusão forçada.
DESCASO
“Pagamos o condomínio e quando precisamos, não temos atenção e nem segurança. É um absurdo”, afirmou Pereiro, que mora na Rua das Palmeiras, na Vila Augusta. O secretário-adjunto pretende fazer um informativo aos demais moradores, notificando sobre o fato e comparecer à próxima reunião de condomínio, para ter explicações sobre o que aconteceu.
CONFUSÃO
O clima esquentou durante a eleição do Conselho para administrar o Clube do Parque Cecap nos próximos dois anos. Três chapas participaram do pleito realizado no último domingo (11). Adversários políticos, os vereadores Luiza Cordeiro (PCdoB) e Geraldo Celestino (PSDB) se envolveram diretamente na eleição.
VITÓRIA
A Chapa 3, encabeçada por jovens ligados ao PCdoB e à vereadora Luiza Cordeiro, venceu a eleição, com 228 votos. A Chapa 2, liderada por um ex-assessor de Celestino, hoje desafeto do tucano, obteve 47 votos. Já a Chapa 3, apoiada pelo próprio Celestino, foi a menos votada, com apenas 24 votos. RESULTADO
O resultado da eleição não agradou Geraldo Celestino. Agora, o tucano estaria pensando em uma manobra de impugnar o pleito. Já Luiza Cordeiro, via Facebook, aponta que a vitória da Chapa 3 foi fruto da união entre a juventude e a terceira idade do Parque Cecap.
DESORGANIZAÇÃO
Espera de três a quatro horas na fila para poder votar, empurra-empurra, falta de informação, confusão. Essa é a análise de pessoas que acompanharam a eleição para o Conselho Regional de Enfermagem (Coren) realizada no último domingo (11), em uma universidade no Centro de Guarulhos.
SUSPENSÃO
Após confusão devido à superlotação nos corredores que davam acesso às salas de votação, a Polícia Militar interveio e em acordo com os responsáveis do Coren suspendeu a eleição. Os profissionais da área culpavam a Chapa 1, apoiada pelo vereador Romildo Santos (PSDB), pelos problemas ocorridos. ELEIÇÕES 2012
Candidato a vereador, tendo recebido pouco menos de 2 mil votos nas eleições de 2008, o diretor da Câmara Municipal, José Carlos, pretende concorrer em 2012 pelo PTdoB. Mordidinha, como também é conhecido, deixou o PR e chegou a ser cobiçado pelo PSL, mas recusou e fechou com o PTdoB.

“Hoje pude perceber como tem pessoas que não tem caráter”
GERALDO CELESTINO, vereador (PMDB), sobre eleição para gestor do Clube do Parque Cecap

Nenhum comentário:

Postar um comentário