quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo

Janete Pietá mostra sua atuação nacional

Da Redação do DG

A deputada federal Janete Pietá (PT), membro da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, protocolou um requerimento que solicita a constituição de Comissão Externa para acompanhar as investigações de abuso sexual contra uma adolescente de 14 anos, cometidos por detentos, no interior da Colônia Agrícola Heleno Fragoso, no Complexo Penitenciário de Americano, no município de Santa Isabel do Pará, no Pará. O crime teria ocorrido na semana passada e a jovem afirma ter passado quatro dias em poder dos detentos.
De acordo com a deputada, há informações de que o caso seria uma prática recorrente na referida colônia agrícola. “Os fatos relatados demonstram violação à dignidade humana e desrespeito aos direitos individuais básicos da menor”, disse. A parlamentar salienta que o Estado do Pará precisa mostrar que não é omisso, punindo os responsáveis e dando um basta à negligência e ao desrespeito à cidadania infanto-juvenil revelados neste caso. No aguardo da liberação da Comissão Externa, pelo presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), Janete já articula a sua composição.
DEBANDADA
O PTdoB está montando um poderoso time para as eleições do próximo ano. Além de Edson Almeida, ex-PTC, o partido recebeu do PPS mais de 15 candidatos. A debandada deve ser comunicada oficialmente em breve, mas mesmo antes do anúncio já tem causado incômodo em outros partidos.  EMOÇÕES
A chegada dos vereadores Zé Mário, Eduardo Carneiro e Vitor da Farmácia ao PSDB e a ida dos mesmos, mais os democratas Alan Neto e Índio de Cumbica para a oposição promete fortes emoções na Câmara daqui pra frente. 
INÍCIO
Hoje, durante sessão na Câmara, o primeiro capítulo desta história rendeu uma longa discussão. Estudantes do Movimento Atitude Jovem, convidados pelo petista Edmilson Souza, foram à Tribuna criticar a educação e a posição do deputado federal tucano Carlos Roberto sobre a Unifesp (campus de Guarulhos), que chamou de “distantes da realidade” os cursos na área de humanas.  DEFESA
Apoiados por cartazes e faixas, os estudantes defenderam os cursos de humanas como “importantes para a cidade” e afirmaram que o crescimento da mesma só vai se dar por meio da educação. “Chega a ser tolice do deputado pensar o contrário”, disse um deles. 
ATAQUE
Ao ouvir críticas aos tucanos, Zé Mário foi à tribuna e partiu para o ataque. O vereador voltou a dizer que o PT é, na verdade, o ‘Partido dos Torturadores’ e justificou: “O Bolsa Família é uma tortura à população ao dar migalhas”. O parlamentar, recém-chegado ao ninho, disse ainda que a própria Câmara dos Vereadores era escravizada pelo Paço Municipal. Para completar, Zé Mário disse que o PT está afundado no lodo moral, social e político. 
PETISTAS
Para defender seu partido, Marisa de Sá (PT) afirmou que os vereadores que o criticam vivem em outro País. “Se quiserem defender o PSDB, precisam de um curso de ideologia política”, alfinetou. Além disso, a parlamentar convidou os novos tucanos para conhecer as escolas estaduais onde, segunda ela, falta segurança, funcionários e até cozinheiras. Marisa foi seguida na tribuna pelos petistas Jonas Dias, Rômulo Ornelas e Zé Luiz. 
CARTA
Moradores do Bonsucesso organizaram uma carta aberta à presidente Dilma Rousseff pedindo melhorias na região. Entre os pedidos estão a melhoria no atendimento médico, apontado no documento como “insuficiente para o número de habitantes”, e a construção de um viaduto que ligue o bairro ao Jardim Aracília, para melhorar o trânsito na cidade. 
JANTAR
O PDT municipal vai reunir seus afiliados em um jantar, no próximo dia 30, no restaurante Guaru Center. O encontro vai discutir os temas “Emprego, Qualificação e Educação para todos”. A presença precisa ser confirmada por telefone 2279-4201. 
CONVOCAÇÃO
A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) iniciou a etapa da convocação para o preenchimento de 5.529 vagas em cursos do Via Rápida Emprego. A chamada tem como objetivo a formação de 218 turmas em todo o Estado. 
TELEGRAMAS
Guarulhos receberá a convocação. Os primeiros telegramas começaram a ser enviados ontem e quem recebê-lo tem até o dia 28 para fazer a matrícula. As turmas formadas nesta data iniciarão as aulas no dia 30. Mais informações no site www.viarapida.sp.gov.br.
“Guarulhos é uma cidade estratégica e acabará sendo favorecida”
JORGE TAIAR, presidente da ACE, sobre o Conselho de Desenvolvimento Metropolitano empossado hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário