sábado, 24 de setembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo


Mães de atletas vão à Câmara pedir apoio para os filhos

Da Redação do DG

As mães dos atletas de ginástica que treinam no Ginásio Bonifácio Cardoso vão amanhã à Câmara dos Vereadores pedir apoio aos parlamentares e tentar fazer com que o próprio prefeito, Sebastião Almeida, se manifeste sobre a volta dos treinos, suspensos há duas semanas por falta de professor.
Em agosto, um grupo de mães se reuniu com o secretário de Esportes, Vadinho Moreira, para alertá-lo dos problemas de infraestrutura existentes no equipamento. No encontro, elas citaram também o atraso no pagamento dos salários dos professores. Na época, o secretário afirmou que o pagamento era feito por meio de um convênio com a Guaru ESD. Maria Eugênia Rodriguez, mãe do atleta Pedro Henrique, 6, quer saber para onde vai o dinheiro, já que o convênio diz que não recebeu e a Prefeitura diz que pagou.
As mães temem que os ginastas sejam prejudicados no Campeonato Brasileiro da modalidade, que acontece entre os dias 3 e 6 de novembro, pela falta de treinamento sob orientação dos professores.

DESABAFO

O presidente municipal do PTdoB, Rabih Khalil, não aguenta mais boatos e fofocas de seus “adversários incompetentes” sobre o partido. Segundo ele, tem presidente de outros partidos pressionando o Paço Municipal para desestabilizar o PTdoB. O que não se pode negar é a força que o partido vem ganhando na cidade, o que muitas vezes assusta.
TUCANOS
Com a chegada de novos tucanos ao ninho, os pássaros mais antigos terão que bater muita asa pela cidade para garantir seus votos e consequentemente suas cadeiras no Legislativo no próximo ano.
PERIGO
Os moradores da Rua Alberto Sigueyuki Hamaoka, antiga Rua 36, no bairro Continental 1, estão pedindo o rebaixamento da via. Segundo eles, as galerias existentes não dão conta do volume de água quando chove com intensidade. As casas são inundadas e correm risco de desabar.
PROVIDÊNCIAS
Para tentar resolver o problema, o diretor da Escola Estadual Gelba 1, Carlos Silva, procurou o vereador Lamé Smeili (PTdoB) esta semana. O parlamentar afirmou que já havia avisado a Proguaru, empresa responsável por este tipo de serviço na municipalidade, e a Secretaria de Obras sobre o problema. “O fato persiste, mas nosso mandato está em ação e em breve esperamos solução”, disse Lamé.
INICIATIVA
Para marcar o Dia Mundial Sem Carro, o vereador Zé Luiz (PT), autor do Projeto de Lei que cria o Dia Municipal Sem Carro, levou sua equipe para as ruas, em um trabalho de conscientização. No Centro, a equipe distribuiu material sobre a data e incentivou a população a deixar o carro em casa.
EXEMPLO
O líder do governo na Câmara, que mora no bairro Jardim Rosa de França, vai trabalhar de ônibus hoje. “Essa data é uma possibilidade para a população fazer uma reflexão sobre o meio ambiente e a melhoria das condições do trânsito na cidade”, afirmou Zé Luiz (PT).
DECISÃO
O Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo julgou procedente, no último dia 14, a Ação Direta de Inconstitucionalidade da Lei Municipal nº. 6769/10, do município de Guarulhos.
MERENDA
A lei declarada inconstitucional, de iniciativa do presidente da Câmara Eduardo Soltur (PV), dispõe sobre a fiscalização das merendas escolares servidas aos estudantes da rede municipal de ensino de Guarulhos e dá outras providências. O prefeito entrou com Ação Direta de Inconstitucionalidade alegando que a referida lei é inconstitucional por vício de iniciativa. A decisão do órgão especial se deu por maioria de votos de seus integrantes.
POLÊMICA
Aproveitando seu perfil na rede social Facebook, o deputado estadual Alencar Santana (PT) falou sobre o polêmico caso de trabalho escravo envolvendo a marca de roupas Zara. Durante audiência sobre trabalho escravo na Assembleia Legislativa ontem, Santana afirmou: “É inadmissível o trabalho escravo e grandes marcas se valendo disto é uma vergonha”.
INTERNET
Anteontem, o deputado Carlos Roberto (PSDB) presidiu a audiência pública sobre a regulamentação de compras coletivas na internet, realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio (CDEIC) da Câmara dos Deputados. De autoria do deputado João Arruda (PMDB-PR), o PL 1232/2011 – que tem Carlos Roberto como relator – foi amplamente discutido para apresentação de emendas que visam adequá-lo a realidade do consumidor brasileiro.
“É um marco para a terceira maior metrópole do mundo”
GERALDO ALCKMIN, governador, anteontem, sobre a criação do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário