quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Secretaria de Meio Ambiente diz que IPTU Verde é positivo

Por Carolina Soares
Da Redação do DG


A Secretaria de Meio Ambiente deve lançar nos próximos dias um projeto que vai auxiliar a população a aderir ao IPTU Verde, da Secretaria de Finanças. Segundo o secretário de Finanças, Nestor Seabra, o novo programa da Sema vai disponibilizar árvores também para áreas residenciais. Apesar das críticas à estimativa feita pela Secretaria de Finanças de que o IPTU Verde resultaria em uma renúncia fiscal de cerca de R$ 5 milhões, com cadastro de 4,5 mil contribuintes, Seabra, avalia o projeto de forma positiva. “Ele deve alcançar a grandeza pretendida em alguns anos”. Até agora foram aprovados 12 pedidos de desconto e mais de 160 (números do início desta semana) estão em avaliação, segundo o secretário..
A expectativa é que com o recadastramento de imóveis que vem sendo feito pela Prefeitura mais munícipes queiram requerer o desconto. Seabra defendeu ainda que, para 2012, puderam pedir o desconto do IPTU Verde apenas as residências que já cumpriam as exigências, sem tempo para que outras pudessem se adaptar.
O cadastro para requerer o benefício do IPTU Verde já para 2012 vai até o final de outubro. Podem ser inscritos imóveis que tiverem sistemas de captação de água de chuva, reuso de água, aquecimento hidráulico ou elétrico solar, construções feitas com material sustentável, utilizem energia passiva ou eólica, e telhado verde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário