sábado, 24 de setembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo

Prefeito Almeida no Dia Mundial sem Carro

Vereadores vão trabalhar de coletivo no Dia Mundial Sem Carro

Da Redação do DG

Além do prefeito Sebastião Almeida, que foi trabalhar de ônibus, alguns vereadores deram exemplo no Dia Mundial Sem Carro. Os petistas Jonas Dias e Zé Luiz, que também optaram pelo transporte coletivo, usaram a tribuna da Câmara dos Vereadores para defender a vinda do metrô para Guarulhos. “Não se pode falar de transporte público em Guarulhos sem pensar em uma ligação metroviária com a capital”, disse o líder do governo na Casa. Além disso, Zé Luiz afirmou que é necessário investir em corredores de ônibus e construir ciclovias na cidade. Jonas Dias informou que fará uma campanha, com apoio de Almeida e do deputado estadual Alencar Santana (PT), para trazer o metrô para cá. “Precisamos urgente do metrô para conseguirmos, efetivamente, descongestionar a cidade”, disse Almeida, na manhã de hoje..
Lamé Smeili (PTdoB) se mostrou disposto a participar. Já Guti (PMDB), que pegou uma carona para ir à Câmara, aproveitou a data para pedir celeridade na análise de um projeto de lei de sua autoria, que prevê a criação de ciclovias em Guarulhos.
NOVELA
Após muito se falar que Eduardo Soltur, Paulo Sérgio e Silvana Mesquita não eram mais bem-vindos no Partido Verde, e até mesmo especular sobre o futuro dos parlamentares, o presidente da Câmara, Eduardo Soltur, que muitos diziam que já estava com o pé no PSC, negou qualquer boato e confirmou que os três ficam no PV, com o consentimento do presidente municipal da sigla, Jovino Cândido.
ENCONTRO
Mesmo sem receber Soltur em sua lista de filiados, o PSC realiza depois de amanhã, a partir das 14h, o 2º Encontro Municipal, na Câmara de Vereadores. Devem comparecer o presidente nacional, Vitor Abdala, e o presidente estadual, Gilberto Nascimento.
AUSÊNCIA
A vereadora Marisa de Sá (PT) faltou à sessão de hoje, na Câmara, por “motivos de saúde”, segundo informou na tribuna o colega de partido Rômulo Ornelas. Eduardo Soltur (PV) também precisou se retirar para resolver problemas com seu neto, que completa um ano de idade no próximo sábado.
HOMENAGEM
O vereador Guti (PMDB) convidou os demais parlamentares para participarem da homenagem ao ex-delegado seccional de Guarulhos, Jorge Carrasco. O ato acontece na próxima segunda-feira (26), a partir das 19h, na Câmara de Vereadores, no Centro.
PROVIDÊNCIAS
Hoje, um grupo com seis mães de ginastas do Bonifácio Cardoso, que há duas semanas estão sem aulas por falta de professor, foi à Câmara de Vereadores pedir providências sobre o assunto na Tribuna Livre. Assessoradas pela vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), elas convidaram os parlamentares para conhecer as instalações do ginásio e o potencial das crianças que treinavam no local.
RESPOSTA
Em resposta ao grupo de mães, o vereador Gileno (PSL), presidente da Comissão de Esportes da Câmara, afirmou que pretende marcar uma reunião com o grupo para apurar o que realmente está acontecendo e sanar o problema.
SEGURANÇA
A Frente Parlamentar do Alto Tietê, da qual faz parte o deputado estadual Alencar Santana (PT), entregou hoje ao comandante da Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo, coronel PM Álvaro Batista Camilo, um relatório contendo as principais necessidades da área de segurança pública na Região do Alto Tietê.
EFETIVO
O coronel PM Camilo lembrou que a região do Alto Tietê tem 4 mil soldados, com déficit de 200 homens – que será reduzido até o final deste ano. “Em outubro, vamos distribuir 2,3 mil homens para atender a Região Metropolitana, que, com certeza, vai receber mais efetivo da PM nos batalhões. E até o final do ano mais 1,6 mil homens. Até novembro os municípios do Alto Tietê serão atendidos, por que vamos distribuir tecnicamente”, afirmou o coronel PM Camilo.
ESCLARECIMENTOS
O deputado estadual Alencar Santana (PT) protocolou na Assembleia Legislativa um pedido de convocação do presidente da Cetesb para esclarecer o perigo de explosão do Shopping Center Norte. O parlamentar quer saber por que somente agora, 27 anos depois da abertura do shopping, é que a autarquia divulgou a informação sobre risco de explosão, que ameaça a vida de milhares de pessoas que circulam diariamente pelo local.
“Ele era meu braço direito, sempre estava comigo em todas as lutas”
GERALDO CELESTINO, vereador (PSDB), sobre o irmão Vado, que morreu no ano passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário