domingo, 18 de março de 2012

Parque vira ponto de prostituição e tráfico de drogas

COMENTÁRIO DO BLOG: É muita coincidência... No início dessa semana fiz uma vistoria nesse mesmo parque com meu amigo Luiz Assis, assessor na Secretaria Municipal de Segurança. Estava atendendo pedidos de moradores do bairro que relataram os mesmos problemas identificados nessa reportagem do jornal Folha Metropolitana.
Vamos aguardar as providências e possíveis soluções dos orgãos responsáveis.

Parque vira ponto de prostituição e tráfico de drogas
Área verde – Local arborizado deveria servir como uma das
opções de lazer para os moradores da região

Por Laís Domingues
Da Folha Metropolitana

Os moradores do Jardim América reclamam da situação lamentável em que se encontra o Parque José de Alencar, na Rua Catulo da Paixão Cearense. Vasta área verde, com bosque, quadra poliesportiva, campo de futebol e pista para caminhada, o local seria o principal espaço de lazer do bairro, mas tem se tornado problema com a falta de manutenção e segurança.
Com um horário de funcionamento que deveria ser das 6h às 20h, o parque fica sempre aberto e serve de passagem para os moradores do bairro, entretanto, a ausência de iluminação suficiente e a presença de usuários de drogas e prostitutas têm preocupado a vizinhança. “As lâmpadas não estão acendendo, fica tudo muito escuro e o pessoal aproveita para usar drogas, assaltar e até manter relações sexuais”, afirmou a professora Jaine Campos, 66 anos.
Ela ressalta que seus alunos do Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos (Mova), que precisam atravessar o parque à noite para assistir as aulas, têm desistido. “Trago algumas alunas até a beira do parque e fico olhando, mas também tenho medo”, disse.
A dona de casa Márcia Aparecida da Silva destacou que a limpeza em geral do parque, assim como a poda, são feitas com regularidade, mas a estrutura está sem reforma há mais de cinco anos.
Uma das alunas do Mova que não quis se identificar com medo de represálias disse já pensa em desistir de ir às aulas. “Chego em casa com ‘meio metro de língua para fora’. Eu corro. Não tem luz e vira e mexe aparece um. Tenho medo.
Posto da Guarda Civil Municipal está abandonado
A última revitalização feita no Parque José Alencar foi em 2006. Na ocasião, em atenção a necessidade já apontada pelos usuários do bosque e moradores do entorno, foi instalado no parque um Posto Comunitário da Guarda Civil Municipal (GCM) anexo a um espaço com banheiros masculinos e femininos.
O posto comunitário está abandonado e tem nos vidros temperados as marcas do vandalismo que acontece no local. Os moradores afirmam que são sinais de tiros disparados contra o equipamento, mas também podem ter sido pedras atiradas. Os banheiros ficam trancados e são utilizados somente pelo pessoal da limpeza da Secretaria de Meio Ambiente. “Antes eles ficavam aqui no parque e garantiam a segurança, mas parece que não aguentaram”, disse a professora Jaine Campos.
Vestiário alvo de vandalismo
Os vestiários do Parque José Alencar estão abandonados e sem a mínima condição de uso. Não há água no local, assentos sanitários estão quebrados, chuveiros e portas foram arrancados ou quebrados e há peças de roupa e colchões ocupando o espaço. O mau cheiro incomoda, mas há ainda aqueles que se abrigam no local. A reportagem da Folha Metrolitana flagrou um dos vestiários sendo utilizado como abrigo por um morador de rua.
O aposentado José Paulino, 74 anos, está revoltado. “Isso aqui é uma baixaria. Não dá nem para chegar perto desse vestiário. À noite, então, só tem prostituta e maconheiro. É um relaxamento tremendo. Deveriam derrubar isso tudo ou fazer alguma coisa”, disse.
Reunião trata de providências
Em resposta ao questionamento sobre o parque José de Alencar, a Secretaria de Meio Ambiente informou que, na última quarta-feira (14), realizou uma reunião para tratar sobre a revitalização do local. Os brinquedos do parque infantil passarão por manutenção e a reforma já entrou na programação.
Em relação aos vestiários, a Secretaria de Esportes afirmou que em 2011 foram realizadas duas reformas para recuperação de danos causados por vandalismo, e que no momento aguarda a chegada de material para iniciar nova intervenção.
O Departamento de Iluminação Pública (DIP) afirmou que enviaria ontem à noite uma equipe para fazer a manutenção necessária. E a Guarda Civil Municipal informou que a guarita existente no local não pertence à corporação, mas que o parqueseria monitorado durante o dia pelo Grupo de Operações Táticas Especiais e pelo Grupamento Canil, e, à noite, seria parte do roteiro de ronda.

Um comentário:

  1. eu moro no jardim america e um lixo aqule bosque pois so tem noia gostaria que melhorace

    ResponderExcluir