domingo, 25 de setembro de 2011

Ações Sociais - Árduos desafios para a Pastoral da Criança


Árduos desafios para a Pastoral da Criança
Nos bairros guarulhenses, as crianças recebem
carinho e atenção do voluntariado da Pastoral da Criança

Por Chico Junior
Do Folha Metropolitana

A Pastoral da Criança em Guarulhos celebra 25 anos neste mês e ainda se depara com problemas enfrentados há mais de duas décadas. Apesar do desenvolvimento registrado, a mortalidade infantil e a subnutrição permanecem na lista de inimigos a serem vencidos pelos cerca de 700 voluntários que assistem as 97 comunidades dos bairros guarulhenses.
“Está cheio de casas com armários vazios”, diz a coordenadora da Pastoral da Criança em Guarulhos, Eunice Gomes. O movimento, vinculado à Igreja Católica, atende a mais de 3,9 mil famílias e 4,5 mil crianças de zero a seis anos e cerca de 400 gestantes por mês, desenvolvendo ações de saúde, nutrição, educação, cidadania e espiritualidade nas comunidades pobres.
Em regiões em que o atendimento ultrapassa a metade dos moradores do local, é possível notar a mudança social. “À medida que aumenta o acompanhamento, a criminalidade e a marginalidade diminuem.”
Em Guarulhos, a Pastoral atende a aproximadamente 18% da população pobre – famílias com rendimento abaixo de dois salários mínimos.
Eunice diz que bairros como Soberana, Jardim São João, Pimentas e Bonsucesso têm situação mais dramática por serem populosos e distantes do Centro. Para atender à demanda crescente, principalmente de gravidez na adolescência, a proposta é de acompanhamento mais intensivo durante a gestação.  Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário