quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo


Resíduos sólidos em discussão na pauta do município

Da Redação do DG

O prefeito Sebastião Almeida (PT) deve apresentar um diagnóstico sobre o que é feito com os resíduos sólidos nas cidades do Alto Tietê, no próximo dia 26, em reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), em Ferraz de Vasconcelos. As informações que vão compor o documento estão sendo levantadas por Luiz Antônio Tararam, da Coordenadoria de Assuntos Federativos da Prefeitura de Guarulhos. Na segunda-feira (12), Tararam foi escolhido secretário-executivo do Condemat. No consórcio, Tararam terá a missão de operar ações e coordenar as diretorias que serão criadas, além de projetos e programas desenvolvidos em conjunto pelos municípios. Na última reunião do Condemat, na segunda-feira (12), em Arujá, o consórcio definiu que irá montar uma agenda com audiências dos prefeitos com os secretários estaduais da Saúde, Giovanni Guido Cerri, e da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, para discutir os problemas da região nessas duas áreas.

TRANSFORMAÇÃOO
Os vereadores Zé Mário e Eduardo Carneiro continuam sem partido. Entre os parlamentares, corre a notícia de que a plumagem ainda está em fase de formação, assim como o bico. A brincadeira refere-se às características dos tucanos, que indicam o mais provável destino dos vereadores.
VOTAÇÃO
Será votado novamente amanhã o Projeto de Lei nº 010/09, que cria o “Polo Cultural Nordestino da cidade de Guarulhos”. Na sessão de terça-feira (13), o vereador Guti (PMDB), um dos autores do PL, agradeceu aos colegas parlamentares que votaram pela aprovação e ressaltou a importância dos nordestinos para a cidade.
CONTERRÂNEOS
Outro autor do projeto, o vereador Novinho Brasil (PTN), que é nordestino, juntou-se à Guti nos agradecimentos. “Onde chegam, os nordestinos contribuem para o desenvolvimento”, afirmou o parlamentar, cheio de orgulho dos conterrâneos.
ATENDIMENTO
O vereador Rômulo Ornelas (PT) enviou ofício ao presidente do Banco do Brasil pedindo por melhorias no atendimento da agência dos Pimentas (Av. Jurema, próximo ao supermercado Nagumo). Segundo o blog do vereador, a agência é pequena, tem poucos funcionários e não consegue atender ao Pimentas e bairros do entorno, como Vila Any e Bonsucesso.
PEDIDOS
No documento, o vereador petista pediu que o banco apresente soluções para o problema de superlotação da agência, seja ampliando-a, abrindo novas agências na região, ou criando uma rede de correspondentes bancários (a exemplo da Caixa Econômica Federal) para pagamento de contas, desafogando a agência e melhorando o seu atendimento.
APOIO
Ornelas também solicitou ao deputado federal Paulo Teixeira, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, que também intervenha nessa questão, já que ela trata da qualidade de vida dos funcionários e dos milhares de clientes e usuários dos serviços do banco na região.
TRANSPORTE
Em reunião com o secretário de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, a deputada federal Janete Pietá (PT) tratou da criação de uma linha de ônibus que atenda os usuários da UPA São João. O secretário afirmou que o terminal de ônibus São João fará toda a articulação dos moradores da região. “Futuramente podemos pensar numa nova estação de transferência”, disse o chefe da pasta.
MALVINAS
A deputada aproveitou para cobrar a instalação semafórica na Av. Jamil João Zarif, no bairro Malvinas, que é uma reivindicação antiga dos moradores. “A instalação e ligação do semáforo vão acontecer nos próximos dias”, informou o secretário. Ele disse ainda que antes vai conversar com toda a população da região. Janete Pietá comemorou a decisão.
RECLAMAÇÃO
“Quando ligo a televisão só vejo dizer que político coloca dinheiro em cueca”, reclamou Maria das Neves Santana, 50 anos, uma das desabrigadas pelo incêndio que destruiu cerca de 350 barracos na Favela dos Pallets, na segunda-feira (12), que agora está em um abrigo da Prefeitura. “Nenhum político que foi nos entregar cesta básica na última eleição apareceu aqui para conversar com a gente”, alfinetou a diarista.

“A justiça deve ser sempre maior do que a impunidade”
JOSÉ BARBOSA, signatário do abaixo-assinado que pede à justiça solução para o assassinado da advogada Mércia Nakashima

Nenhum comentário:

Postar um comentário