terça-feira, 20 de setembro de 2011

Estudantes dão lição de cidadania

Alunos da E.E. Ver. Antônio de Ré

Alunos da Escola Vereador Antônio de Ré ganham o prêmio internacional Educarede

Da Redação da Folha Metropolitana

Um bairro localizado na região central de Guarulhos abriga o maior teatro da cidade, o Adamastor Centro, e tem espaço para receber o projeto da nova Câmara Municipal. É servido por todas as linhas de transporte coletivo e tem fácil acesso para a Rodovia Presidente Dutra. Entre os vários privilégios de morar neste bairro, alunos da Escola Estadual Vereador Antonio de Ré descobriram, e revelam em um minidocumentário, as mazelas de uma comunidade que enfrenta inúmeros problemas, principalmente a cada chuva mais forte.
Sob o título ‘Corra que a chuva vem ai’, os alunos do terceiro ano do Ensino Médio saíram às ruas para captar imagens via celular de córregos, descarte irregular de lixo, transbordamentos e enchentes. Colheram depoimentos de moradores e comerciantes. Tudo isso foi editado em um vídeo que desbancou o trabalho de outros quatro mil estudantes de 29 países. Pronto: ganharam o prêmio internacional Educarede, produzido pela Fundação Telefonica, na categoria tecnologia móvel e celular, que tem o objetivo de incentivar a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no processo de ensino e aprendizagem dos alunos.
Mais do que receber a honraria, a iniciativa vai muito além da disputa interclasses, já que propõe aos estudantes conhecer melhor o entorno da escola, a comunidade em que vivem, apresentar seus problemas e propor soluções, um exercício de cidadania que certamente vai preparar agentes multiplicadores.
Vale ressaltar o trabalho de orientação das professoras Grace de Castro Gonçalves (português) e Mercedes Puga Las Casas (matemática), que, juntamente com a diretoria da escola, tomaram a iniciativa de envolver os estudantes numa tarefa que vai muito além dos muros da instituição. O próximo passo será orientar a população sobre como cuidar melhor do bairro. Este deve ser o papel da escola: formar cidadãos conscientes de seus deveres e direitos. Formar agentes multiplicadores e transformadores de seu próprio espaço. Parabéns aos alunos e docentes da Escola Estadual Antonio de Ré.

Nenhum comentário:

Postar um comentário