segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Coordenadoria quer Centro da Cultura Negra na periferia


Coordenadoria quer Centro da Cultura Negra na periferia
Localização – Único centro da cidade fica na Vila Galvão

Por Wellington Alves
Do Folha Metropolitana 

O único Centro de Referência da Cultura Negra e Igualdade Racial do município, o Xikelela, não atende todos os anseios da Coordenadoria Municipal da Igualdade Racial. O principal problema do equipamento é a localização: Avenida Timóteo Penteado, 4.144, Vila Galvão. O desejo é a instalação de um centro no Jardim São João ou Pimentas para atingir a população de baixa renda.
Segundo a coordenadora da Igualdade Racial, Edna Roland, o Xikelela tem como objetivos a valorização da cultura negra, preparação para o mercado de trabalho e a desconstrução dos estereótipos. Ela é uma das principais referências no País no assunto, tendo a experiência de relatora da 3ª Conferência Mundial Contra o Racismo da Organização das Nações Unidas (ONU), em 2001, na África do Sul.
Além de cursos, o Xikelela oferece atendimento de assistente social e psicologia. O sonho de levar o equipamento à periferia ainda esbarra na falta de recursos. “Espero que até o ano que vem possamos ir para um bairro com maioria da população negra”, afirma. Leia mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário