terça-feira, 20 de setembro de 2011

Programa de controle da tuberculose chega a Guarulhos


Doença é grave, mas pode ser tratada através do SUS

Da Redação Guarulhosweb 

Através de uma parceria entre as secretarias Municipal e Estadual de Saúde, Guarulhos foi contemplada pelo Programa de Comunicação e Mudança de Comportamento para Controle da Tuberculose. A iniciativa é uma ação de combate à doença que usará meios de abordagem à população através de palestras e intervenções "cara-a-cara". Agentes da ONG Rede Paulista de Controle da Tuberculose devem distribuir durante esta semana material educativo para os profissionais de saúde.
Além da cidade, o bairro paulistano da Freguesia do Ó e a Penitenciária de Franco da Rocha receberão as visitas do projeto piloto. A tuberculose é uma doença bacteriana que atinge primeiramente os pulmões, podendo chegar aos ossos, rins e meninges. Estimativas indicam que cerca de 30% da população esteja infectada com o bacilo da doença, embora isso não signifique que a tuberculose esteja ativa.
A transmissão pode acontecer através de espirros ou tosse. Consumidores de álcool, drogas e cigarros formam o grupo que tem maior risco de contração da enfermidade. Entre os principais sintomas, estão a tosse por mais de três semanas, fraqueza, febre baixa, falta de apetite, suor noturno, emagrecimento. A doença tem cura e o tratamento é gratuito pelo SUS. e disponível para toda população no Sistema Único de Saúde (SUS).              

Nenhum comentário:

Postar um comentário