domingo, 18 de setembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo


Geraldo Alckmin empossa Conselho da RMSP dia 20/09

Da Redação do DG

A partir do dia 20 deste mês os 39 municípios que compõem a Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) terão um novo instrumento de planejamento. O governador Geraldo Alckmin irá empossar o Conselho de Desenvolvimento da RMSP que contará com a presença dos prefeitos dos 39 municípios envolvidos, bem como representantes do governo do Estado.
O Conselho será o principal instrumento de deliberação sobre planos, projetos, programas e obras estratégicas a serem executados na RMSP com recursos do Fundo de Desenvolvimento. Entre as áreas de atuação do colegiado, estão o planejamento, mobilidade urbana e sistema viário regional, habitação, saneamento ambiental, meio ambiente, desenvolvimento econômico e atendimento social.
Com a posse do Conselho da RMSP, será possível promover a cooperação articulada e integrada entre diferentes níveis de governo para garantir melhor aproveitamento dos recursos públicos, a utilização racional do território, dos recursos naturais, culturais, a proteção do meio ambiente e a redução das desigualdades regionais.

SUBSTITUIÇÃO
Por causa de seu afastamento, Geraldo Celestino será substituído pelo colega tucano Romildo Santos na presidência das comissões de Segurança Pública e Obras e Serviços Públicos. Como membro, Santos estará no lugar de Celestino na Comissão de Finanças e Orçamento e também como secretário da Comissão de Administração e Funcionalismo Público.
REUNIÃO
O líder do governo na Câmara, vereador Zé Luiz (PT), está negociando com o colega de partido e deputado estadual Alencar Santana uma reunião com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Os petistas querem que a agência interceda junto à NovaDutra na construção de um acesso no trecho Norte do Rodoanel, que beneficie as empresas situadas no Jardim Aracília e Jardim Álamo.
CRÍTICA
Diversos vereadores aproveitaram a plateia da sessão de hoje na Câmara para fazer críticas. Edmilson Souza (PT) foi um deles. O vereador foi à tribuna sugerir que o investimento que será feito na construção do trecho Norte do Rodoanel poderia ser usado para trazer o metro a Guarulhos. “Com o dinheiro, poderíamos fazer mais 25 km de metro“, disse.
GOVERNO
Edmilson Souza criticou o governo do Estado, dizendo que com o metro não seria necessário desapropriar nenhum família da Vila União, recebendo aplausos dos presentes. “Ele deveria fazer como fez na Avenida Paulista”, sugeriu o petista. Para concluir, afirmou que Alckmin precisa se lembrar que não governa apenas uma cidade, que precisa prestar mais atenção no Estado como um todo.
ENCONTRO
A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, recebeu ontem, no Palácio do Planalto, 22 deputadas e duas senadoras representantes da Bancada Feminina no Congresso Nacional. Segundo a coordenadora da Bancada na Câmara, deputada Janete Pietá (PT), as parlamentares apresentaram uma pauta de reivindicações das mulheres e se colocaram à disposição do governo para ajudar na implementação de políticas públicas para o segmento.
PEDIDOS
O grupo pediu à ministra um olhar especial do Plano Plurianual de Investimentos (PPA) e do Orçamento da União às reivindicações femininas. “Também solicitamos que ministérios como a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, a Secretaria da Igualdade Racial e de Direitos Humanos não sofram nenhum tipo de contingenciamento em seus recursos”, destacou Janete Pietá. COMPROMISSO
Segundo Janete, a bancada também se prontificou a contribuir na implementação do compromisso de campanha da presidenta Dilma Rousseff de construir seis mil creches em todo o País. A ministra afirmou que o governo tem um compromisso histórico com todas essas questões. Durante a reunião, as parlamentares pediram a Gleisi Hoffmann que viabilize um encontro delas com a presidente Dilma Rousseff.
APOIO
Em reunião com a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), o representante da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Ciro Oide, pediu apoio ao Programa Gás Legal. Reinaldo Aparecido e Mauro Leme, da empresa Liquigás, participaram do encontro, realizado na terça-feira (13).
SEGURANÇA
Projeto de lei idealizado em Guarulhos por Luiza Cordeiro, sancionado pelo então prefeito Elói Pietá em julho de 2007, propõe a regulamentação para o armazenamento, transporte e comercialização do produto. “É preciso regulamentar a lei, intensificar a fiscalização, informar a sociedade sobre os riscos e conscientizar as pessoas”, comenta Luiza.

“Este partido não respeita ninguém”
EDUARDO CARNEIRO, vereador (sem partido), sobre o Partido dos Trabalhadores (PT)

Nenhum comentário:

Postar um comentário