domingo, 25 de setembro de 2011

Córrego dos Japoneses transborda e causa prejuízos

Córrego dos Japoneses transborda e causa prejuízos
Roseli: ”É só dar uma chuvinha que o córrego enche”
Por Vanessa Coelho
Do Folha Metropolitana

Moradores da Travessa do Morro, no Jardim da Mamãe, reclamam dos prejuízos causados pelo Córrego dos Japoneses, que margeia o fundo das casas da região e estaria transbordando com frequência. A sujeira do córrego também seria a causa de várias doenças cutâneas das crianças do lugar, que andam ao lado do rio sem nenhuma proteção.

Segundo a diarista Roseli Alexandre, que vive há 40 anos lá, o problema já foi levado ao conhecimento da Prefeitura várias vezes, mas nada foi feito. “Para eles o córrego consta como canalizado e nunca fazem nada. É só dar uma chuvinha que o córrego enche e entra em casa. Já perdi várias coisas”, afirma. A também diarista Andreia Alexandra ainda acusa o cemitério Memorial Guarulhos de despejar água proveniente da limpeza de urnas funerárias no córrego, agravando a situação. “É o que mais atrapalha a gente.”
Em nota, a Prefeitura informou que a o córrego passará por obras ainda neste ano. “As obras serão de drenagem, captação, reservação e extravazão, conforme previsto Plano Diretor de Drenagem de Guarulhos, para eliminar os problemas das enchentes. As obras previstas incluem drenagem, para as grandes bacias, dentre elas o do Córrego dos Japoneses, com início previsto para este ano ainda.”
A administração do Memorial Guarulhos contesta os moradores. E informa que o processo de limpeza das gavetas do cemitério é inexistente, e “mesmo quando há exumação dos corpos as urnas funerárias são coletadas por uma empresa especializada nesse tipo de resíduo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário