quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo


Vereador Zé Luiz se distrai e projeto de lei é rejeitado

Da Redação do Diário de Guarulhos

O vereador Zé Luiz, líder do governo na Câmara, não conseguiu fazer com que o Projeto de Lei nº 189/11, de autoria do Executivo, que tratava da alienação de um lote da Prefeitura na Av. Paulo Faccini, fosse aprovado. Segundo o que o parlamentar disse na tribuna ele estava “conversando com o vereador Edmilson Souza”, também do PT, e se confundiu na hora da votação.
O PL, que precisava de 23 votos favoráveis para ser aprovado, recebeu apenas 19. O voto de Zé Luiz foi computado, Edmilson Souza, porém, acabou não votando.
Os vereadores Vítor da Farmácia, Zé Mário, Eduardo Carneiro, Gina Passos (todos do PSDB) e o democrata Índio de Cumbica, todos de oposição, se abstiveram da votação. Ricardo Rui (PPS) votou contra.
O lote em questão têm 45 m² e fica próximo à Droga Raia, com fundos para a Rua Tapajós. De acordo com Zé Luiz, a alienação renderia R$ 127 mil à Prefeitura. “Certamente o projeto será reapresentado à Casa”, afirmou.
O vereador Paulo Sérgio (PV) criticou a descrição técnica do lote que, segundo ele, dificulta a localização. “Precisamos ser mais claros uns com os outros”, disse o parlamentar.
ESTRANHARAM-SE
O vereador Romildo Santos (PSDB) e o secretário de Cultura, Hélio Arantes, se estranharam ontem, no Paço Municipal, por causa do incidente ocorrido com a escola de samba Vai Quem Fica, publicado nesta coluna ontem. Arantes teria ficado com raiva e prometido prejudicar a escola. O tucano devolveu dizendo que, como vereador, irá fiscalizar cada centavo gasto pela pasta.
ENREDO
O estranhamento levou o vereador Eduardo Carneiro (PSDB) a lembrar um “ato de irresponsabilidade” do secretário, que teria omitido informações em documento oficial enviado ao parlamentar em março deste ano.
FATO
O tucano citou o boletim de ocorrência (nº 8709/2010) registrado no 1º DP, em 23/11/2010, que trata de um furto de equipamentos de som avaliados em cerca de R$ 110 mil, que aconteceu no Teatro Adamastor Centro no dia 22/11/2010.
REQUERIMENTO
Para apurar o fato, o vereador Eduardo Carneiro enviou, em 08/2/2011, o requerimento nº 073/11 pedindo informações sobre a segurança no interior e no entorno do Adamastor Centro, recebendo como resposta significativa apenas um caso de furto de duas bandeiras, que teriam sido recuperadas e os autores da subtração presos.
RESSARCIMENTO
Fontes do tucano dizem que o funcionário comissionado da Secretaria de Cultura, autor do BO, recebeu, algum tempo depois, o ressarcimento pelos equipamentos, o que fez Carneiro se questionar: “de onde saiu este dinheiro? Da Prefeitura? Do secretário? De doações?”
INVESTIGAÇÃO
O próximo passo do tucano será conversar com sua bancada para avaliar se cabe o pedido de instalação de uma CEI (Comissão Especial de Inquérito) para apurar a omissão do secretário. “A partir do momento que eu pergunto se alguma coisa está acontecendo e ele diz que não, e provas mostram o contrário, há que se investigar”, disse Eduardo Carneiro.
ESTAGIÁRIOS
A partir de depois de amanhã, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) começa a selecionar os candidatos ao preenchimento das 15 vagas abertas pelo programa de estágio recém-criado na Câmara Municipal nas áreas de comunicação, administração, tecnologia da informação e jurídica. A contratação faz parte do processo de modernização do Legislativo. “Essa foi uma forma que encontramos de trazer jovens estudantes para a Câmara em áreas que há muito necessitam de aprendizes”, disse Soltur.
FORÇA
O PTdoB não para de crescer. Anteontem, após uma reunião do diretório que contou com as presenças dos pré-candidatos a vereador em 2012, o presidente Rabih Khalil confirmou a filiação de nomes como João Araújo (ex-PMN), Alcione (ex-PSB) e Dr. Fabio Mangea (ex-PSDC). O primeiro suplente do PTN, Tico Emerson, também confirmou sua ida para o PTdoB. Nos bastidores, comenta-se que o partido elegerá 3 vereadores sem surpresas ou ilusão.
DESTINO
O candidato derrotado ao governo de São Paulo, Celso Russomano, trocou o PP pelo PRB da Igreja Universal. O ex-deputado é pré-candidato a prefeito na capital paulista. Resta saber se o diretor do Procon de Guarulhos, Jorge Wilson, seguirá os passos de seu padrinho Russomano, já que em Guarulhos ele perdeu o diretório municipal.
FESTA
A vereadora Eneide Lima (PT) está convidando a população para uma farra à italiana. A festa da Pizza acontece em sua Casa de Mandato, na Rua Jorge Street, 72, Centro, na próxima sexta-feira (30), a partir das 18h.
“Será uma perda inestimável”
ZÉ MÁRIO, vereador (PSDB), sobre possibilidade do Stella Maris fechar ou deixar de atender pacientes do SUS

Nenhum comentário:

Postar um comentário