sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Bastidoes da polítia de Guarulhos / Coluna Olho Vivo


Abaixo assinado pede por mais segurança para a cidade

Da Redação do DG

A vereadora Marisa de Sá (PT) participou, nesta segunda-feira (5), de um debate sobre a segurança pública em Guarulhos, no bairro de Nova Cidade. Participaram do evento representantes dos bairros dos Pimentas, Nova Cidade, Jurema, Angélica e Marcos Freire. Os líderes e comerciantes reclamaram dos constantes assaltos e arrastões que têm sofrido. Juntamente com presidentes de associações, vereadores e representantes do deputado estadual Alencar Santana (PT), a vereadora decidiu organizar um abaixo-assinado com pedidos de providências ao governo do Estado. Depois da coleta das assinaturas, o documento será entregue ao deputado Alencar, que fará gestões junto ao governo estadual para que a reivindicação da população seja atendida.
Na quarta-feira, em pronunciamento na Câmara Municipal, Marisa de Sá reforçou o pedido por mais segurança nas escolas de Guarulhos. Para a parlamentar, a questão deve ser trabalhada em conjunto com outros municípios do Alto Tietê, que também vêm sofrendo com o aumento no índice de roubos de cargas, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública.

VISITA
Acompanhadas da deputada federal Janete Pietá (PT), as vereadoras Otávia Tenório (PRP), Eneide Lima (PT) e Luiza Cordeiro (PCdoB), respectivamente presidente, secretária e membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher na Câmara dos Vereadores, farão uma visita hoje, às 14h30, ao Instituto da Mulher, no Hospital Jesus, José e Maria, no Parque Renato Maia.
ELEIÇÕES
Neste domingo (11), os Conselhos Regionais de Enfermagem (Coren) do País terão eleições de seus presidentes. Em Guarulhos, a votação acontece na UnG, das 8h às 18h. 
PARTICIPAÇÃO
Hoje, durante a sessão na Câmara dos Vereadores, o munícipe José Messias lembrou a importância da profissão dos enfermeiros, após se inscrever para discurso na Tribuna Livre. Sobre a eleição do Coren-SP, Messias afirmou que “o Conselho exige uma gestão séria, transparente e responsável”.
TRÂNSITO
Hoje, o vereador Romildo Santos (PSDB) chamou a atenção de seus colegas parlamentares para a questão do trânsito na cidade. Segundo Santos, Guarulhos precisa de um projeto de readequação viária urgente, “senão a cidade vai parar”, alertou o tucano.
LOCUTOR
O vereador Geraldo Celestino (PSDB) impressionou os presentes na sessão da Câmara dos Vereadores, hoje, pela sua capacidade de locução. A rapidez, de dar inveja em muito locutor esportivo por aí, possibilitou que todos os 87 projetos do Grande Expediente fossem deliberados. 
EQUÍVOCOS
Pelo menos quatro projetos que deviam ser votados hoje na Câmara dos Vereadores tratavam de assuntos já regulamentados por projetos anteriores. Os equívocos mostram uma falha no momento da pesquisa para elaboração dos projetos ou prova que os projetos existentes não funcionam, a ponto dos parlamentares nem saberem que eles existem?
CICLOVIAS
Um exemplo das repetições é o Projeto de Lei nº 203/11, de autoria de Jonas Dias (PT). O PL prevê a criação de ciclovias na cidade, mesmo assunto de projeto anterior de autoria dos vereadores Alan Neto (DEM) e Guti (PMDB). De fato, não se vê obras de ciclovias sendo feitas, o que não justifica que diversos parlamentares votem projetos repetidos. 
REJEITADO
Por este motivo, os vereadores decidiram, por 16 votos contrários, rejeitar o projeto de Jonas Dias.
ÁGUA
Foi aprovado hoje na Câmara, o Projeto de Lei nº 117/11, de autoria de Maurício Brinquinho (PT), que trata do fornecimento de água a consumidores desempregados.  
MORATÓRIA
Segundo Brinquinho, não se trata de isenção, mas de moratória. Os munícipes desempregados por mais de 6 meses deixariam de pagar suas contas de água e esgoto por até um ano e após este período, a dívida deveria ser renegociada. O PL segue agora para sanção, improvável, do Executivo.
HOMENAGEM
A Câmara de Vereadores de São Bernardo aprovou a concessão do título “Cidadão São Bernardo” in memorian ao jornalista Fausto Polesi. A iniciativa é do vereador Admir Ferro (PSDB) e a outorga será entregue à família em sessão solene do próximo dia 26 em homenagem ao Dia da Imprensa. Um dos fundadores do jornal Diário do Grande ABC e presidente do Conselho Administrativo do Diário de Guarulhos, o jornalista Fausto Polesi morreu aos 81 anos, no dia 24 de agosto.
“Isso é muito estranho e tem de mudar”
ÍNDIO DE CUMBICA, vereador (DEM), sobre determinação da Prefeitura que proíbe que parentes façam serviço de manutenção em túmulos da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário