quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo


Presos poderão acessar andamento de seus processos

Da Redação do DG

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) inaugurou na quinta-feira passada um serviço que beneficia presos que cumprem pena no sistema carcerário do Estado. São totens com computadores nos quais os presos podem acessar pessoalmente o andamento de seus processos.
A Penitenciária José Parada Neto, em Guarulhos, onde vivem mil presos, recebeu um dos equipamentos. A escolha dos locais para a colocação dos totens obedeceu ao critério de logística em “presídios que são relativamente tranquilos, organizados”, segundo o TJSP.
Para o presidente da Seção Criminal do TJSP, desembargador Ciro Pinheiro e Campos, a iniciativa traz inúmeros benefícios para os presos, incluindo a diminuição da ansiedade. Campos explicou que a instalação do equipamento tem custo zero para o Tribunal de Justiça, pois ele já existia. “A Secretaria de Tecnologia da Informação desenvolveu o sistema, que, por meio de um convênio com a Secretaria da Administração Penitenciária, deve ser estendido a outros presídios do Estado”, afirmou o desembargador.
DESCONTENTES
É visível o descontentamento de parte dos funcionários da Câmara de Vereadores que, a partir deste mês, receberão seus vencimentos pela Caixa Econômica Federal. Segundo os discursos nos corredores, “o que já não era bom agora tende a ficar pior”.
DEBANDADA
A provável vinda de vereadores de peso como José Mário, Vítor da Farmácia e Eduardo Carneiro para o PSDB pode ocasionar uma debandada da legenda. Isso porque alguns candidatos de menor potencial não estariam dispostos a servir de escada para os colegas que já chegam com mais estrutura e potencial de se reeleger.
RECLAMAÇÃO
Um grupo de mães de ginastas que treinam no ginásio Bonifácio Cardoso reclamou que o terreno vizinho ao equipamento é constantemente ocupado por usuários de drogas. A preocupação delas é a segurança das atletas, constantemente assediadas pelos rapazes quando vão ao bebedouro.
SOLUÇÃO
Parlamentares presentes sugeriram que as mães enviassem um ofício à Secretaria Municipal de Segurança Pública, pedindo que reforcem a vigilância no local. De prontidão, o secretário Vadinho Moreira (Esportes), disse que o pedido já foi feito, mas que a resposta da GCM e da Polícia Militar é que a falta de efetivo impede um policiamento mais eficaz.
ESPORTE
O líder do governo na Câmara, Zé Luiz (PT) afirmou que, atualmente, a Secretaria de Esportes passa por uma mudança de configuração. “Antes ela era voltada para a competição, hoje as políticas públicas têm de ter foco em bem-estar”, afirmou. O vereador citou como exemplo a população idosa, que tem mostrado interesse em se exercitar.
CONCURSO
Zé Luiz (PT) informou também que já conversou com o colega de partido e prefeito, Sebastião Almeida, sobre a necessidade de se fazer um concurso público para contratação de professores de educação física.
PALESTRA
Na semana passada, a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, ministrou uma palestra sobre o IPTU Verde durante a Conferência Internacional “Greenbuilding Expo 2011”, no espaço Fecomércio, em São Paulo.
FINALISTA
Entre os presentes na atividade estavam administradores públicos de São Paulo e outros estados, além de autoridades internacionais. O IPTU Verde - Guarulhos foi selecionado entre os três finalistas da categoria Políticas Públicas Sustentáveis e está concorrendo ao Prêmio Green Building Brasil.
PREOCUPAÇÃO
Preocupado com os constantes casos policiais que tem acontecido do Parque Cecap, o vereador Geraldo Celestino (PSDB) já trabalha para se reunir com representantes dos Conselhos Comunitários de Segurança e da Polícia Militar para resolver a situação.
BOLO
Sobre o “bolo” de Paulo Maluf em reunião do PP na quinta-feira passada, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Antonio Carlos do Amaral Filho, que estava presente, tentou justificar. “Maluf disse que queria muito ter vindo e que na próxima vez pode ser marcado em um sábado”. Sendo assim, por que não avisou antes, deputado?
DEDICAÇÃO
Candidato declarado à prefeitura em 2012, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB), está trabalhando pesado junto ao governo estadual na busca por recursos para a cidade. É possível que aumente a participação do Estado em Guarulhos, visando dar mais força ao deputado.
“Mantimentos sempre estão chegando”
IRMÃ BENEDITA, tesoureira da Congregação das Filhas de Nossa Senhora Stella Maris, que administra o hospital Stella Maris, que passa por dificuldades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário