terça-feira, 4 de outubro de 2011

Mapeamento da PM revela que favelas da cidade abrigam 123 mil pessoas


Moradores em favelas representam mais de 10% da população do município
Moradores em favelas representam mais de
10% da população do município

Estudo revela que cidade conta com 91 favelas, maior parte fica na área do 15º Batalhão   

Por Ronaldo Paschoalino 
Do Guarulhosweb

O HOJE teve acesso com exclusividade a um levantamento feito pelo Comando de Policiamento de Área de Guarulhos (CPA-M7), da Polícia Militar, que mapeou 91 favelas (ou comunidades menos favorecidas) no município e somou uma população total de aproximadamente 123 mil pessoas, o equivalente a 10,25% da população guarulhense. O mapeamento feito pela Polícia Militar em Guarulhos faz arte dos números trimestrais levantados para a Secretaria de Segurança Pública estadual e que envolve os índices de roubos, furtos, homicídios entre outros.
Pelo estudo do CPA-M7, a área do 15° batalhão é a que apresenta o maior número de favelas. São 55 no total com uma população de 78.330 pessoas. A segunda área com mais favelas segundo o levantamento da PM é a do 44° Batalhão com 21 comunidades e 16.380 pessoas. Já a área do 31° Batalhão apresenta 15 favelas e uma população de 28.748 habitantes.
Conforme o capitão Rodrigo Paim de Carvalho, porta voz do CPAM-7, o mapeamento é importante para definir as futuras ações da polícia na cidade. "Com esse tipo de estudo é possível identificar as vias de acesso desses locais, saber o índice de criminalidade nessas comunidades e definir as ações futuras", explicou.
Entre as ações da polícia está o direcionamento de efetivo e uma melhor política de segurança. "Muitas vezes o crime não está no interior da favela, e sim, no entorno. Muitas vezes o criminoso não faz parte daquela comunidade, mas a usa como pano de fundo. Por isso o estudo que nos permite levantar diversas situações e estudarmos a melhor estratégia para agir", justificou Paim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário