Da Redação do DG
Quem toma conhecimento de alguns meandros das obras em curso no Aeroporto de Guarulhos percebe de imediato que o poder fardado impôs um ritmo de trabalho às obras sob sua responsabilidade que destoa da cultura organizacional geral do sítio aeroportuário. As obras de preparação do pátio de manobras de aeronaves do futuro Terminal Três estão a pleno vapor, bem como a reforma do trecho da pista principal, próximo ao Jardim Novo Portugal. Ambas estão a cargo dos engenheiros militares do 6º Batalhão de Engenharia de Construção. A movimentação de caminhões e máquinas é intensa. Há cerca de mil funcionários de sete empresas contratadas. Os caminhões que entram e saem são inspecionados por soldados fardados. As medições de volume de material e a evolução das obras são feitas constantemente. Qualquer diferença em relação ao projeto original é refeita imediatamente. O controle das operações pelo Exército naquelas duas áreas é total. Mal se percebe a existência da Infraero ou de executivos paisanos. O espírito é de “missão”.
AINDA NÃO
O ministro da Defesa, Celso Amorim, que assumiu o cargo no dia 4 de agosto, ainda não fez nenhuma visita às obras sob responsabilidade do Exército no Aeroporto de Guarulhos.
ESTILO
O estilo do ex-ministro das Relações Exteriores, nesse quesito, destoa do antecessor, Nélson Jobim, que era presença assídua nos canteiros de obras dos militares, aos quais comparecia frequentemente fardado, embora seja civil.
VISITA
O Comandante do Exército, general Enzo Peri, é esperado para o início de novembro para uma visita ao sítio aeroportuário de Guarulhos.
INTERFACE
No campo político, o deputado estadual Alencar Santana (PT) é um dos principais interlocutores dos oficiais do Exército em operação no Aeroporto.
DESTACAMENTO
O comandante geral do “Destacamento Guarulhos” é o coronel engenheiro Carlos Alberto Maciel Teixeira.
VIRTUAL
A greve dos funcionários da Infraero, ao menos em Guarulhos, foi mais virtual do que real. Ontem, o movimento de embarque e desembarque era normal.
AVALIAÇÃO
Petistas ligados ao movimento sindical avaliam que a CUT não tinha alternativa senão “marca posição” contra a privatização dos aeroportos, mesmo sendo esta uma decisão de governo.
NEM, NEM
Por esta análise, o presidente da CUT, Arthur Henrique, nem poderia pilotar uma greve tão radical a ponto de tumultuar ainda mais os aeroportos – o que enfureceria a presidente Dilma –, e nem deixar passar em branco a privatização – o que enfureceria a ultra-esquerda sindical.
INSUFICIENTE
É avaliação geral no Executivo municipal de que apenas a linha de trem urbano ligando Guarulhos a São Paulo, prometida por Alckmin, nem de longe bastará para dar conta do movimento de passageiros e funcionários previsto para os próximos anos no Aeroporto, que pode chegar a 250 mil pessoas/dia.
DISTRAÍDO
O vereador Zuquila (PR) se manteve concentrado lendo jornal durante parte da sessão da Câmara desta quinta (20). Sua leitura era interrompida quando tinha de votar. Será que ele prestou atenção no que votou?
NOVO LOOK
O vereador Guti (PV) mudou de partido e de visual. Após a mudança partidária, ele começou a circular pelo plenário sem seus longos cabelos. Recebeu “apelos partidários” para deixá-los voltar a crescer. “No partido tem muita gente alternativa”.
CONTRA
Geraldo Celestino, vereador do PSDB, declarou ser contra as mudanças feitas no decreto Guarulhos de Cara Nova. Ele informou que as modificações deveriam ser “derrubadas”.
BRONCA
O ex-vereador Albertão disse que só se filiou ao PC do B porque foi “expulso” do PSOL pelo seu presidente Manoel Alencar, que teria ficado insatisfeito com o apoio que deu a Sebastião Almeida, em 2008.
MAIS UM
O governador Geraldo Alckmin inaugurou ontem mais um Poupatempo, desta vez em Mogi das Cruzes.
“Só metrô resolve”
ALENCAR SANTANA (PT), deputado estadual, sobre o Expresso Guarulhos, que ele considera insuficiente para atender à demanda de movimento do Aeroporto de Guarulhos para os próximos anos.
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