quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 18/10

Edinho Silva, presidente do PT-SP
A avaliação do PT em diferentes esferas

Da Redação do DG

Na avaliação do PT estadual, o governo federal não pode deixar a bandeira da mobilidade urbana inteiramente na mão do PSDB de São Paulo, como já está acontecendo. Algo precisa ser feito.
O governo federal está sendo pressionado a apresentar um programa sério de investimentos em transporte de massa na Grande São Paulo.
Essa avaliação implica convencer Dilma Rousseff a abandonar o sonho bilionário do trem-bala e, em troca, usar os R$ 60 ou R$ 70 bilhões previstos no TAV para financiar um plano ousado de transportes de alto impacto na região metropolitana, especialmente Guarulhos. Um programa que inclua especialmente metrô, além de trens urbanos e canaletas exclusivas de ônibus.
Para o PT, a questão é como fazer desse limão uma limonada: ou seja, como trocar o projeto do trem-bala – um programa considerado perdulário e faraônico por muitos críticos, que beneficiaria apenas alguns milhares de passageiros por dia – por investimentos equivalentes em várias regiões metropolitanas do País, com poder de beneficiar milhões de pessoas.
É, SIM
O vereador Alan Neto (DEM) sustenta que será, sim, candidato a prefeito de Guarulhos. Reiterou que seu nome já está aprovado pelo diretório estadual do partido.
FATOR KASSAB
Mas declarações enfáticas de Alan Neto escorregam em terreno político ainda movediço. Para o DEM, que nunca foi forte em Guarulhos, a questão de ter ou não candidatura própria ficou ainda mais complexa depois do surgimento do PSD de Gilberto Kassab.
SINTOMÁTICO
O fato de o deputado federal Jorge Tadeu não ter se interessado em disputar novamente a Prefeitura de Guarulhos (ele que é presidente estadual do partido) foi percebido como eloquente um sinal de fraqueza.
NA BASE
É fato que, dos vereadores, apenas Eduardo Soltur filiou-se ao PSD. Mas ninguém tem dúvida de que, na base, muitos dos “operadores” anônimos, cabos eleitorais e puxadores de votos do DEM de Guarulhos preferirão prestar seus serviços ao PSD, em 2012.


E MAIS

Outro complicador é a ainda incerta composição da chapa do PSDB para a Prefeitura paulistana, que certamente produzirá efeitos sobre as candidaturas guarulhenses, dada a estratégia eleitoral metropolitana adotada pelo governador.
COMPOSIÇÃO
Se Geraldo Alckmin se compuser com o DEM em São Paulo (e não com o PSD, como quer Kassab e o PSDB serrista), será muito provável que Carlos Roberto seja instado a repetir o mesmo arranjo em Guarulhos, emparedando a candidatura própria de Alan Neto.
ESGRIMA
Geraldo Celestino (PSDB) e Luiza Cordeiro (PCdoB) trocaram uma longa sequência de estocadas, na sessão de ontem da Câmara.
ATAQUE
Celestino falou sobre corrupção e citou as denúncias contra o ministro do Esporte, Orlando Silva, do mesmo partido da vereadora.
DEFESA
Luiza Cordeiro defendia o seu PCdoB com unhas e dentes, até que Celestino a chamou de “camarada” e afirmou “se envergonhar” por ela se alinhar com o que chamou de “uma quadrilha”. Então, o tempo fechou de vez.
ATRASADO
Wagner Freitas (PP) chegou à sessão por volta das 15h55. Como sempre, com seu chapéu de caubói. E sem gravata.


ANIMAL

O vereador Guti, único sobrevivente da bancada do PV, interrompeu os trabalhos da Câmara pedindo para que o presidente Eduardo Soltur deixasse um representante de movimentos de defesa dos animais falar no grande expediente.


SÓ NA FACA

O vereador Eduardo Kamei (PTB) afirmou que Geraldo Celestino (PSDB) reclama há um ano sobre dores em seu nervo ciático. Kamei sugeriu que ele pare de tomar remédios e “entre na faca” para sanar o problema.
TRABALHANDO
Alheio ao tiroteio que envolve a Infraero, a CUT e até setores do próprio PT, as equipes de engenharia do Exército seguem trabalhando a pleno vapor no canteiro de obras do Aeroporto de Guarulhos.
ANTES DO PRAZO
A ordem é concluir as obras do Terminal Remoto e do Terminal Três seis meses antes do prazo.
“A revista ‘Veja’ se tornou um panfleto de oposição”
ZÉ LUIZ, vereador do PT, falando sobre série de denúncias da revista ‘Veja’ contra o seu partido

Nenhum comentário:

Postar um comentário