quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 19/10

 
Lançamento da pré-candidatura de Carlos Roberto teve objetivos importantes

Da Redação do DG

A antecipação do lançamento da “pré-candidatura” a prefeito de Carlos Roberto teve, entre outros, dois objetivos importantes. O primeiro foi tentar conter a sangria de potenciais aliados para o campo governista, que avançou rapidamente nas últimas semanas. Tudo indica que Sebastião Almeida enfrentará a reeleição apoiado por um arco de partidos ainda maior do que as 14 legendas que estiveram com ele no primeiro turno de 2008. No segundo turno daquele ano, o número só fez aumentar, garantindo a vitória. Agora, Carlos Roberto tenta se antecipar aos movimentos do Executivo e garantir os aliados desde já. Mas está difícil, e ele sabe disso. Anteontem, no evento no Guarulhão, apenas o PPS de Ricardo Rui era apoio seguro. Um outro bom motivo para antecipar da candidatura é a incerteza sobre quanto tempo mais o dirigente tucano continuará ocupando o atual mandato de deputado federal. A criação do PSD pode modificar a composição da bancada paulista na Câmara dos Deputados e devolver Carlos Roberto à condição de suplente.

E AGORA, JOSÉ?

A crise no Ministério do Esporte jogou uma batata quente no colo do ex-vereador Albertão. Em 2008, então no Psol, ele defendeu arduamente uma CPI na Câmara para investigar o programa Segundo Tempo em Guarulhos. Hoje, Albertão está filiado ao PCdoB...
MEMÓRIA
Embora não transite mais pela política guarulhense, o ex-secretário de Esportes de Guarulhos, Julio César Monzu Filgueiras, ligado ao PCdoB, também foi citado, na época das primeiras denúncias de irregularidades no Ministério, então comandado por Agnelo Queiroz. Nada foi comprovado contra ele.
PREPARAÇÃO
Alheios ao escândalo, o PC do B de Guarulhos concentra-se apenas na eleição de 2012. Esta semana, o partido reuniu todos os seus pré-candidatos a vereador.

PROPOSTAS

Recém-eleito presidente do PC do B, o sindicalista Toninho Silva diz que os candidatos “irão apresentar propostas coerentes com a ideologia partidária, e com as prioridades de desenvolvimento da cidade”.
DESFILE
O vereador e pré-candidato ao Executivo Wagner Freitas (PP) tem sido visto circulando na cidade a bordo de imponentes veículos nacionais e importados.
HARMONIA
Poucas vezes nos últimos anos houve tanta sintonia entre a administração petista de Guarulhos e a administração tucana no governo do Estado.
DIÁLOGO
Os operadores da Prefeitura têm conversas “de igual para igual”, ou seja, com densidade política equivalente, em especial com Jurandir Fernandes, secretário dos Transportes Metropolitanos, e Edson Aparecido, da Secretaria de Assuntos Metropolitanos.
COMPANHEIRO
Um importante quadro do Executivo lembrou que Jurandir Fernandes, hoje um dos principais secretários de Geraldo Alckmin, já foi do PT. “Se bobear, ele nos engole”, brincou.
CASA GRANDE
O vereador Zé Mário (PSDB) afirmou que na Câmara há “escravos” do Paço Municipal, ao se referir aos vereadores do PT e partidos da base aliada. Ele comparou o prefeito ao senhor de engenho e disse que para alguns vereadores a Casa de Leis é como uma senzala. “O senhor pede e o escravo faz”, disse.
AMOR PLATÔNICO
O vereador Eduardo Kamei (PTB) disse que as constantes brigas entre os vereadores Geraldo Celestino (PSDB) e Luiza Cordeiro (PCdoB), durante as sessões da Câmara, são um sinal de “amor platônico” entre os dois legisladores.
PAU DE GALINHEIRO
O vereador Eduardo Carneiro (PSDB) declarou que o governo PT está “mais sujo que pau de galinheiro”, durante discurso proferido no lançamento da pré-candidatura à Prefeitura do deputado federal e tucano Carlos Roberto.
CORDÃO UMBILICAL
O vereador Geraldo Celestino (PSDB) afirmou que o presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Soltur, é ligado umbilicalmente com o poder executivo da cidade. “Por isso posso dizer que o PSD (partido presidido por Soltur) vai se alinhar com Almeida nas eleições do ano que vem.” Ele ainda disse que está quase certo que o PSD não lançará candidato ao Paço Municipal.

“Neste vídeo há abusos contra a classe trabalhadora”

Guti, vereador pelo PV, sobre DVD que denuncia abusos da rede de lanchonetes McDonald’s

Nenhum comentário:

Postar um comentário