segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Favela Hatsuta pode dar lugar a galpão para reciclagem

Durante assinatura, Almeida falou sobre implantação da cooperativa
Durante assinatura, Almeida falou sobre implantação da cooperativa
Após a retirada das cerca de 500 famílias, o local também comportará uma cooperativa    

Por Rosana Ibanez
Do Guarulhosweb

A favela da Hatsuta deve se transformar em uma grande área de reciclagem de materiais onde também será implantada uma cooperativa. O prefeito Sebastião Almeida deve oficializar o pedido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pelos próximos dias.
A intenção foi confirmada ontem pelo chefe do Executivo durante a assinatura de contrato entre a Prefeitura de Guarulhos, a Caixa Econômica Federal, o proprietário do terreno, Eduardo Aita, e a construtora DIB Arquitetura e Incorporadora, para a construção de 1.460 unidades habitacionais para os moradores do local que devem ser retirados apenas após a entrega dos apartamentos. "Na reciclagem quem vai ganhar dinheiro é quem trabalha por isso a cooperativa será importante", afirmou o prefeito Almeida.
Localizada às margens da avenida Presidente Tancredo Neves, a favela da Hatsuta, encontra diversos problemas desde a ausência de saneamento básico, falta de estrutura adequada das residências, além da exploração infantil, uma vez em que são muitas as crianças que ficam próximas da região realizando um manuseio artístico com uma espécie de malabares pedindo dinheiro aos motoristas nos semáforos.
"A vida inteira a gente sonhou em mudar a realidade das crianças da Hatsuta. Agora elas vão estar ao lado de uma escola, próxima de um CEU que é o lugar onde uma criança deve estar", ressaltou o prefeito. Com a implantação da cooperativa haverá a criação de alternativas de geração de renda para os catadores que sobrevivem com o trabalho de separação de resíduos. O estabelecimento será igual ao da Cooperativa do Taboão que emprega 84 catadores. Leia mais.

Um comentário:

  1. Tou cansado de tantas promesas todos falam que vai sair mais não vejo resultado..axo que o governo tem que cala a boca e agir mais pq se ficar falando não ira adianta de nada ...so vai piorar a cituação dos moradores da comunidade pq eles vão tar emxendo eles de esperanças fausas tem que fazer acomteser quero ver rezultado mais não vejo nada ate agora... Para de falar cala a sua boca pq só falar não adiante...!!!! (will morador da comunidade)

    ResponderExcluir