quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 06/10

Fantazinni retorna ao PT
Secretário Orlando Fantazzini regressa ao Partido dos Trabalhadores

Da Redação do Diário de Guarulhos

O atual secretário da Habitação de Guarulhos, Orlando Fantazzini, anunciou seu reingresso ao Partido dos Trabalhadores, depois de ter se afastado da legenda na época do escândalo do mensalão, em 2005. “Foi uma questão conjuntural, basicamente, a que me levou ao desligamento do PT. Vejo agora que o quadro é outro”, justificou-se. Fantazzini foi vereador em Guarulhos de 1989 a 2000, quando assumiu pela primeira vez um mandato de deputado federal. Em 2003 foi reeleito e, em 2005, trocou o Partido dos Trabalhadores, ao qual era filiado desde 1987, pelo PSOL, sigla com a qual não conseguiu a reeleição em 2006, ficando como primeiro suplente. Na Câmara presidiu a Comissão de Direitos Humanos e deu início à campanha contra o baixo nível da programação de televisão: quem financia a baixaria é contra a cidadania. Em outubro de 2007, Fantazzini, sem mandato, saiu do PSOL e filiou-se ao PPS. “Vou trabalhar na campanha de reeleição do prefeito Sebastião Almeida no próximo ano”, adiantou.

CONTRA O TEMPO

Nem bem assumiu o PSD e o vereador Eduardo Soltur já tem um grande problema para resolver. Segundo boas fontes, o parlamentar ainda não conseguiu preencher o quadro de candidatos para a eleição do próximo ano. E isso faltando apenas um dia para o prazo final da filiação.
LEGENDA
Aliás, para muitos observadores políticos, mesmo tendo nascido “grande”, o PSD ainda é uma incógnita. Eles acreditam que num primeiro momento a legenda só é atrativa para ocupantes de cargos eletivos insatisfeitos com suas atuais legendas. Isso porque a legislação eleitoral só permite a mudança de partido sem risco de perder o cargo, caso a transferência ocorra para uma legenda recém-criada.
SETE CHAVES
Presidentes de partidos políticos com sede na cidade estão fechando, literalmente, as portas dos imóveis onde funcionam e “sumindo” para não assinar a desfiliação de muitos que pretendem migrar para o PSD, novo partido criado pelo prefeito da capital, Gilberto Kassab, que tem arregimentado dezenas em Guarulhos. A correria é grande, pois o prazo final para novas filiações expira depois de amanhã.
BUSCA
Dizem os observadores políticos que até GPS está sendo usado para localizar os caciques das siglas. Na verdade, todos tiveram tempo de sobra para regularizar a situação político-partidária, com o objetivo de sair candidato em 2012, mas, como bons apostadores, a maioria espera até o último minuto para valorizar o passe.

NÃO VOU

O vereador Americano (PHS) tem declarado que não concorrerá à reeleição em 2012. No entanto, o parlamentar estaria sendo assediado por setores da administração municipal para continuar no Legislativo.
REFORMA
O ex-prefeito e agora Secretário-Geral do PT, Elói Pietá, participou ontem de evento público em defesa da reforma política, em Brasília. No evento, estavam presidentes de vários partidos da base do governo, como PT, PMDB, PCdoB, PDT, PSOL, PSB, PV e PSC, e entidades da sociedade civil como OAB, CUT, UNE, CTB, AMB e ABI.

MUDANÇA

Após o encontro, Pietá declarou que pesquisa realizada no território nacional pelo PT aponta que 76% da população quer a reforma política. O parlamentar também avaliou a necessidade de mudança do atual sistema político do Brasil.
CRÍTICAS
O deputado federal Carlos Roberto (PSDB-SP) criticou duramente o evento da 13ª Plenária da Central Única dos Trabalhadores (CUT), que se estende até depois de amanhã.
DELÚBIO
Em sua página do Facebook, o deputado disse: “O PT passou dos limites ao usar o Teatro Adamastor, com o consentimento do prefeito Almeida, para fazer esse evento totalmente partidário. Diga-se de passagem, para defender o indefensável Delúbio Soares”, disse o tucano.
ESPORTES
Uma audiência para discutir a situação dos atletas de ginástica que estão sem aula no Bonifácio Cardoso, por falto de professores, aconteceu ontem na Câmara. A adesão de pais e mães foi pequena, dado o horário do evento, o que impossibilita uma mobilização maior. Porém, uma das mães deu uma verdadeira aula de gestão e conduta de como se deve fazer para não perder atletas para cidades menores do que Guarulhos, como São Caetano do Sul.
“A mídia desconstruiu o processo de participação social no País”
ROSANE BERTOTTI, secretária nacional da CUT

Nenhum comentário:

Postar um comentário