sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 07/10

Alexandre De Paulo
Plenária da CUT no Teatro Adamastor

Situação reclamara duramente das críticas que o deputado federal Carlos Roberto fez através do facebook

Da Redação do Diário de Guarulhos

Vereadores da situação reclamaram duramente das críticas que o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) fez em sua página no Facebook, à Central Única dos Trabalhadores (CUT) em realizar o evento da 13ª Plenária, que acontece até hoje. O deputado tucano postou que “o PT passou dos limites ao usar o Teatro Adamastor, com o consentimento do prefeito Almeida para fazer esse evento totalmente partidário. Diga-se de passagem, para defender o indefensável Delúbio Soares”.
Os vereadores Zé Luiz e Eneide Moreira (PT), Lamé Smeilli (PTdoB) e Luiza Cordeiro (PCdoB), falaram sobre a ideia da central sindical de realizar o evento no Teatro Adamastor. Os vereadores defenderam que o uso do espaço público para qualquer tipo de evento é livre na cidade.
A Plenária ficou marcada pela presença de Delúbio Soares, dando autógrafos e distribuindo CDs com sua autodefesa. A 13ª Plenária da CUT começou na terça-feira (4) e encerra-se hoje, no Teatro Adamastor.
ENCERRADO
Termina amanhã o prazo para filiações dos candidatos que pretendem disputar a eleição de 2012. Em Guarulhos, embora o clima seja de calmaria, muitas novidades ainda poderão acontecer até o final da noite.
RUSGAS
Destaque para a situação do vereador Paulo Roberto (PP). Com mais de 35 anos de vereança, o parlamentar corre o risco de ter de buscar nova casa. Isso tudo por causa de divergências com o novo presidente da legenda, o também vereador Wagner Freitas. Em um semanário da cidade, o caubói acusou Paulo Roberto de não “vestir a camisa” do partido.
FORTALECIDO
Contrariando previsões, o PSDB foi uma das legendas que mais se fortaleceram, apesar da saída de Eduardo Kamei. Agora, além de Geraldo Celestino e Romildo Santos, os tucanos receberam o reforço de Eduardo Carneiro (ex-PL), Zé Mário (ex-PTN) e Vítor da Farmácia (ex-PSDC).
SOMA
Para Celestino, a chegada dos parlamentares veio para somar. “A vinda dos três mostra que o PSDB é um dos melhores partidos da cidade e está mais forte para a disputa municipal do próximo ano”, declarou.
OPOSIÇÃO
Com o crescimento do PSDB, a oposição passa a ter mais representantes no Legislativo. Os cinco tucanos irão se somar a Ricardo Rui (PPS), Alan Neto e Índio de Cumbica (DEM). Resta saber se Eduardo Kamei (que mudou do PSDB para o PTB, do ex-vereador Waldomiro Ramos), continuará na oposição.
EXPECTATIVA
São grandes as expectativas dos partidos registrados na cidade para o pleito do próximo ano. Cada um estipula eleger entre dois e três vereadores. Se a projeção de candidatos eleitos para cada legenda acontecer, faltará cadeira para que todos se acomodem.
CONCURSADOS
O Sindicato dos Servidores Municipais de Guarulhos (Stap) protestou contra o decreto 28. 939/2011 do Executivo. O decreto determina que servidores do município peçam demissão, quando aprovados em concursos de admissão em órgãos da Prefeitura.
APOIO
O deputado estadual Alencar Santana (PT) apoiou a decisão de arquivamento do processo de desapropriação de área do bairro do Piratininga, divisa de Guarulhos com Itaquaquecetuba. No local, seria construído um presídio.
EMENDAS
Enquanto isso, na Assembleia Legislativa, a corrida por assinaturas que faltam para abrir a CPI das emendas é grande. Para a abertura, são necessários 32 nomes. Por enquanto, 28 nomes da oposição teoricamente já garantiram que querem uma comissão para investigar o caso.
DISCURSO
Em discurso, o próprio Alencar disse que a Comissão de Ética irá apurar, mas não tem poder de convocar pessoas e quebrar sigilo e que é necessário a criação da CPI. “Uma CPI poderá fazer apuração rigorosa. A CPI tem poder de polícia”, disse Alencar.
ACESSO
A cancela que liga a Avenida Jamil João Zarif ao Aeroporto de Guarulhos agora terá um sistema de cadastro para controlar a entrada de veículos. Muitos motoristas já estão pedindo auxílio a políticos da cidade para que intervenham no caso.
“Vejo agora que o quadro no PT é outro”
ORLANDO FANTAZZINI, secretário de Habitação

Nenhum comentário:

Postar um comentário