terça-feira, 25 de outubro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 25/10


IPTU Verde concorre a prêmio Green Building Brasil

Da Redação do DG

O projeto IPTU Verde concorre ao Prêmio Green Building Brasil (GBB)na categoria Políticas Públicas Sustentáveis. Na disputa estão propostas apresentadas pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), da Eletrobrás. Segundo os organizadores, o objetivo da premiação é “reconhecer indivíduos, empresas ou organizações do país por sua obra, produto, serviço, inovação ou liderança exemplar no setor”. A preocupação em adotar medidas que promovam a preservação dos recursos naturais está na ordem do dia. A Prefeitura promoveu em 2011 uma reformulação nos procedimentos de cobrança do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), recadastrando os imóveis da cidade e reavaliando critérios de isenção. Com alguns ajustes, regulamentou o IPTU Verde incorporando-o na Lei 6.793/2011 criando um conjunto de benefícios fiscais concedidos à população, mediante a adoção dos princípios da “sustentabilidade ambiental” nas edificações. A pilotagem da mudança foi feita pelo secretário municipal de Finanças, Nestor Seabra. >
EMENDAS
A recente notícia de que deputados estaduais petistas poderiam estar envolvidos no escândalo das emendas orçamentárias da Assembleia pode bater em Guarulhos.
LIGAÇÃO
O deputado estadual Simão Pedro, um dos petistas que supostamente negociaram com o governo paulista, entre 2007 e 2008, a indicação de R$ 60 milhões em emendas parlamentares para a bancada, é ligado à vereadora Marisa de Sá (PT).
ATO
Um ato pela CPI das emendas está marcado para esta quinta-feira (27), às 14h, em frente à Assembleia, promovido pela CUT. Até o momento, 29 deputados assinaram o pedido de CPI. Faltam mais três para ela ser instalada.
NA CAIXA
O deputado estadual Alencar Santana (PT), esteve hoje com o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda. Pediu que a Caixa instale uma Superintendência Regional em Guarulhos para atender ao município e ao Alto Tietê.
SEM VERBA
Sobre o debate, Alencar disse: “Para os 645 Municípios, onde se formam os cidadãos e os atletas, não há verba disponível. Nem para atender as iniciativas de associações esportivas, clubes, escolas e programas para crianças e idosos”.
PROMESSA
O vereador Wagner Freitas (PP) tem gritado para quem quiser ouvir que terá mais votos que PTB e DEM juntos na próxima eleição para prefeito.
BOM CONDUTOR
Se a compra do prédio que vai abrigar a nova sede da Câmara for realmente concretizada, Eduardo Soltur (PSD) dará um importante passo para sua reeleição. Criticado por muitos, Soltur vem demonstrando a mesma habilidade na política com que administra seus negócios particulares.
SUMIDO
Quem anda desaparecido das sessões da Câmara é o vereador e sindicalista Maurício Brinquinho (PT). O parlamentar parece bem está mais preocupado com o Sindicato dos Condutores do que com seu mandato parlamentar.
SAMBA
Geraldo Celestino (PSDB) mostrou que também é bom de samba. No domingo, foi um dos jurados que escolheram o samba enredo de 2012 da Escola de Samba do Cecap. O evento aconteceu no Clube Cecap. O samba vencedor irá homenagear os 40 anos da Universidade de Guarulhos (UnG).
MONOTEMÁTICO
Eduardo Carneiro (PSDB) voltou à carga contra o secretário de Saúde Carlos Derman, por causa da morte das 14 crianças no Hospital da Criança, dizendo: “Ele errou e de saúde ele não entende nada. E errou mais quem o indicou para o cargo”.
TECNOLOGIA
O deputado federal Carlos Roberto (PSDB) se reuniu hoje com a superintendente do Centro Paula Souza, Laura Laganá. Apresentou uma lista de sugestões de cursos a ser implantados no complexo que será construído no Cecap.
INFRAERO
O presidente da Infraero, o mineiro Gustavo do Vale, é esperado em Guarulhos neste semana. Ele vai inspecionar as várias obras em andamento no Aeroporto.
SEGUNDO TEMPO
O escândalo das verbas do Ministério do Esporte, via programa Segundo Tempo, volta a se aproximar do PC do B de Guarulhos.
“Vamos apoiar, independente do partido, a instauração da CEI”
JOVINO CÂNDIDO, presidente do PV, defende investigação na morte de 14 bebês no HMCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário