quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 12/10

Prefeito Sebastião Almeida do PT
Procurando o eixo

Da Redação do Diário de Guarulhos

Neste momento, a preocupação central tanto dos estrategistas do prefeito Sebastião Almeida quanto de seu adversário tucano, Carlos Roberto, consiste em definir quem vai pautar a sucessão municipal e qual será essa pauta. Ambos têm muito trabalho pela frente. Qual será a marca da atual gestão e qual será o mote da oposição? E mais: o que as opções de “terceira via” (Eduardo Kamei, Alan Neto, Jovino Cândido) têm a oferecer que já não esteja contemplado nos planos dos principais concorrentes? Nenhum dos partidos políticos divulga suas pesquisas internas de intenção de voto. As poucas indicações disponíveis sugerem que, tanto para o PT quanto para o PSDB, o quadro mostraria um relativo equilíbrio entre os principais candidatos, e nenhum nome já teria batido a casa dos 30%. Daí a busca ansiosa por um sólido discurso de campanha. Em suma, nesses meses de aquecimento pré-eleitoral, estão todos à procura de seu eixo.
BILHETE PREMIADO
A grande marca da atual gestão, o Bilhete Único (e a consequente reestruturação do transporte coletivo), teve um forte impacto inicial, mas uma parte desse crédito foi “gasto” nas dificuldades práticas de sua implementação. O Executivo se esforça agora em reposicionar um programa avaliado como intrinsecamente bom.
PERIGO 1
Em termos concretos, fazer o Bilhete Único brilhar novamente significa reduzir ao mínimo as queixas dos usuários com as mudanças dos trajetos e a má vontade dos operadores dos microônibus e antigos perueiros. É aí, aliás, que mora o perigo. Sem trocadilho..
MICROGESTÃO
A Prefeitura prepara um sofisticado esquema de monitoramento do grau de satisfação dos usuários de cada um dos principais eixos de transporte coletivo. O objetivo é adotar medidas corretivas estritamente focadas nos problemas de cada linha e de cada bairro, antecipando-se aos problemas.
NÃO COLOU
Do lado de Carlos Roberto, a dificuldade de encontrar um mote de campanha tornou-se maior depois do fracasso da tentativa de colar em Almeida a pecha de “corrupto”, com o caso Água e Vida, cujas principais alegações foram rejeitadas pela Justiça.
QUE FAZER?
A falta de munição do candidato tucano no terreno da moralidade pública ressalta um dos problemas “estruturais” do PSDB: a dificuldade de apresentar ao eleitor propostas percebidas como suficientemente inovadoras para não serem desqualificadas pelos petistas como mera “volta ao passado”.
PERIGO 2
Num contexto de indefinição programática no plano local, a candidatura tucana em Guarulhos fica perigosamente dependente do cronograma de obras e da boa vontade do Palácio dos Bandeirantes. É uma aposta de alto risco, como sabem todos os tucanos da Grande São Paulo. ;
PROBLEMAS 1
Geraldo Alckmin tem hoje três desafios no curto prazo. Dois deles são políticos: o crescimento do PSD de Gilberto Kassab, turbinado pela entrada de Henrique Meirelles, e o escândalo das emendas na Assembleia. Ambos ameaçam Bruno Covas, seu candidato do coração à prefeitura paulistana.
PROBLEMAS 2
O outro desafio é o rápido esfriamento da economia, que pode obrigar ao adiamento de obras importantes.
PRIORIDADE
Na avaliação de analistas da política paulista, num cenário adverso como o que se desenha, o governador não teria alternativa senão concentrar todas as suas forças na vitória do PSDB na Prefeitura de São Paulo.
SEGUNDO PLANO?
Derrotado por Kassab na última eleição para prefeito, é vital para Alckmin vencer em São Paulo em 2012. O risco é deixar em segundo plano a estratégia de desmonte do “cinturão vermelho” petista na Grande São Paulo – por exemplo, em Guarulhos.
BARBAS DE MOLHO
Na semana passada, dois qualificados ex-colaboradores do governo de José Serra tinham sérias dúvidas sobre se mesmo o trecho de 11km do Expresso Guarulhos será entregue em 2014, como prometeu o secretário estadual Jurandir Fernandes.
LEITURA DE BORDO
Sugestão de leitura de fim de semana para os candidatos a prefeito: o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) divulga hoje em Brasília um estudo sobre os desafios contemporâneos na gestão das regiões metropolitanas brasileiras.
“É urgente que esse processo se torne transparente em São Paulo”
Alencar Santana, deputado estadual (PT), cobrando a lista dos autores das emendas da Assembleia incluídas no orçamento do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário