quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 05/10

Deputado Campos Machado (PTB) ingressa no STF contra o PSD
Supremo Tribunal Federal pode rever decisão sobre PSD

Da Redação do Diário de Guarulhos

A disputa jurídica do PTB com o PSD pela utilização da sigla terá novo desdobramento nos próximos dias. O PTB, segundo o secretário-geral da Executiva Nacional, deputado Campos Machado, ingressa no STF (Supremo Tribunal Federal) nos próximos dias para impedir que o novo partido do prefeito paulistano Gilberto Kassab use a sigla PSD. De acordo com Campos Machado, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) não analisou a incorporação do PSD pelo PTB, feita em 2003. “Está havendo apropriação indébita da sigla e vamos ao Supremo para defender os direitos do PTB”, disse o deputado..
Dois argumentos darão sustentação ao recurso que será impetrado. O primeiro se alicerça no voto do ministro Marco Aurélio de Mello, que deixou bastante claro haver impossibilidade legal do acolhimento do registro feito pelo PSD. O segundo argumento se baseia na não apreciação devida no julgamento do TSE, da incorporação do PSD pelo PTB, realizada e aprovada em convenções nacionais dos dois partidos. Se acolhido o recurso, “vamos impedir uma apropriação indébita da sigla”, disse Machado.

SEGUIDORES

Não foi só o vereador Eduardo Soltur que declinou do PSC rumando ao recém-criado PSD. Seus principais apoiadores, entre eles Márcio Nakashima, Airton Lima e o ex-vereador Jonas Bueno também seguiram os passos do presidente do Legislativo guarulhense.
COLIGAÇÃO
“Em política até as brigas são combinadas”. A frase do saudoso deputado Ulisses Guimarães é apropriada para a mudança de rumos de Soltur e de seus pares. A coligação entre PSD e PSC para as eleições de 2012 é dada como certa nos bastidores políticos.
AUSENTE
Quem tem um pouco de memória lembra-se dos inúmeros e incansáveis discursos que a vereadora Helena Sena (PSC) fez na tribuna da Câmara, criticando o então secretário de Transportes e Trânsito, Evaldo Gonçalo, por conta da mudança na mão de direção de algumas ruas na Vila Rio. Não faltaram elogios à competência do titular da época. Hoje, Helena teria argumentos sólidos para criticar a pasta, já que semana passada um ônibus se envolveu em um grave acidente na Rua Lions, a cristã nem apareceu.
POIS É
Pode ser que a ausência e consequentemente o silêncio de Helena se deva ao fato de ela ter retornado aos braços do Executivo. Aliás, no dia que a vereadora disse que não fazia mais parte do Centrão, há cerca de dois meses, a frase do petista Edmilson Souza foi esclarecedora: “Bem-vinda de volta à base, Helena, embora a senhora nunca tenha estado fora”.

INADEQUADO

De forma inadequada e irregular, dezenas de faixas espalhadas pela região central da cidade e Taboão, pregadas em postes de iluminação e até de sinalização de trânsito, anunciam o PSD e convocam cidadãos a se filiarem a legenda criada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
QUATRO
Com parecer contrário da Comissão de Justiça e Redação, a Câmara aprovou hoje o projeto do vereador Novinho Brasil (PTN), reacomodado na base, segundo o qual o Poder Público terá de arcar com seguro contra roubo e sinistros para usuários da Zona Azul. O veto é mais certo que a soma de dois mais dois.
GÁS DE COZINHA
Recentemente, em reunião intermediada pela vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), representantes da Agência Nacional de Petróleo (ANP), sindicalistas da categoria, distribuidores e revendedores participaram de reunião com o secretário de Governo, João Roberto, na qual apresentaram suas reivindicações sobre a venda irregular na cidade do gás de cozinha.
CRIME
A própria vereadora Luiza Cordeiro, seu marido, Ailton Alves, e o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano, Rodolfo Machado, foram vítimas de um assalto na sede do partido na cidade, na noite da última segunda-feira, (3).
CÁRCERE
Segundo as vítimas, três homens encapuzados invadiram o local e os mantiveram em cárcere por duas horas. Um veículo Vectra foi levado pelos criminosos. Vereadora, esposo e o secretário adjunto, não foram feridos na ação.
VETOU
O prefeito Sebastião Almeida vetou o projeto de Lei do vereador Ricardo Rui (PPS), que propunha criar o Dia do Garçom e da Garçonete, na primeira segunda-feira do ano. A justificativa dada é que a comemoração já aconteceu, em nível nacional, no dia 11 de agosto e a data proposta por Rui poderia coincidir com o Ano Novo.

“O PSD vai crescer muito em Guarulhos”

EDUARDO SOLTUR, vereador, presidente da Câmara Municipal e presidente local do PSD

Nenhum comentário:

Postar um comentário