terça-feira, 4 de outubro de 2011

Guarulhos se destaca no ranking das cidades digitais


Da Redação do Folha Metropolitana

Guarulhos é a 19ª cidade digital brasileira de acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, elaborado pela Fundação CPqD – Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações em parceria com a revista Wireless Mundi, que aponta os níveis de digitalização, prestação de serviços públicos oferecidos à população e inclusão digital no país. A posição é fruto dos investimentos da Prefeitura em tecnologia, realizados a partir de 2010, e que possibilitaram a implantação do programa Tecnologia Cidadã.
O objetivo do programa, implantado pelo Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Chefia de Gabinete do Prefeito, é facilitar a vida da população aprimorando a prestação de serviços, através do Portal Tecnologia Cidadã, racionalizando procedimentos internos de trabalho e promovendo a democracia digital. Com mais de 740 serviços disponibilizados pela internet, o portal – considerado uma referência mundial na prestação de serviços públicos pela Oracle (fabricante internacional de softwares) – atingiu cerca de 1,5 milhão de atendimentos on–line em 15 meses de funcionamento.
As sete unidades do Telecidadania – o telecentro da Prefeitura de Guarulhos – também contribuíram para o destaque do município, sendo concebidas como lugares de inclusão digital e cidadania para todas as idades onde o serviço é voltado também para a capacitação educacional e profissional. Os espaços contam com computadores de última geração (all in one) com menor consumo de energia, link de alta velocidade, equipe de monitores no local para garantir 100% do funcionamento dos equipamentos, e suporte pedagógico aos usuários.
Aplicação em recursos humanos por meio da sensibilização e envolvimento dos funcionários para atingir a meta da qualidade e aquisição de equipamentos, softwares e fibra óptica, de acordo com o gestor do DIT, Luiz Jacometti, deram suporte para o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário