sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Com 1,5 milhão de serviços pela internet, Guarulhos entra no ranking das cidades digitais brasileiras

Guarulhenses têm acesso a vários tipos de serviços pela Internet
Guarulhenses têm acesso a vários tipos de serviços pela Internet
Apenas 75 municípios do Brasil aparecem no levantamento realizado pelo Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações    

Por Ronaldo Paschoalino
Do Guarulhosweb

Com cerca de 1,5 milhão de serviços pela Internet, Guarulhos foi incluída em um ranking de 75 cidades brasileiras que promovem a inclusão digital e a prestação de serviços públicos através da rede mundial. De acordo com o Índice Brasil de Cidades Digitais, elaborado pela Fundação CPqD - Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações em parceria com a revista Wireless Mundi, Guarulhos ocupa atualmente a 19ª posição entre as cidades prestadores de serviço pela internet. "O resultado é muito positivo pois nunca tivemos participação alguma em qualque ranking. É um trabalho que começa a ser reconhecido e que ficará melhor no próximo ano", comentou Luiz Jacometti Pinheiro, diretor do Departamento de Informática e Telecomunicações (DIT) da Prefeitura Municipal de Guarulhos.
O trabalho, criado pelo CPqD para a avaliação do grau de digitalização dos município leva em conta critérios divididos em nove categorias - entre elas, presença de equipamentos primários, acesso público à internet, cobertura geográfica, acessibilidade, usabilidade e inteligibilidade, banda e serviços públicos e privados. "Hoje temos mais 1,5 milhão de serviços disponíveis pela internet. O cidadão de Guarulhos pode tirar boletos de pagamentos, solicitar licenças para estabelecimentos entre outros serviços tudo pela internet", exemplificou Jacometti.
Outro fator que colocou Guarulhos entre as 20 primeiras cidades no ranking nacional, segundo a pesquisa feita pelo CPqD, foi a criação dos telecentros. "Temos sete telecentros na cidade e, além de capacitar pessoas através deles, podemos oferecer acesso para aqueles que ainda não tem a oportunidade de ter um computador ou acesso à internet em suas casas", concluiu. Leia mais e veja a realção das cidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário