terça-feira, 9 de agosto de 2011

Centros de Referência de Assistência Social em Guarulhos atendem mais de oito mil por ano


Ao todo, Guarulhos oferece 11 mil vagas conveniadas em diferentes programas assistenciais
Ao todo, Guarulhos oferece 11 mil vagas conveniadas em
diferentes programas assistenciais

Município conta com 11 unidades de atendimento à população carente

Por Marianna Falcão
Do Guarulhos Web


Os números do Sistema Único de Assistência Social (Suas) referentes a 2010 foram divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O levantamento foi respondido por mais de 4,7 mil municípios entre agosto e dezembro do ano passado. Em Guarulhos existem 11 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) que desenvolvem o Programa de Atenção Integral às Famílias (Paif), responsável pelo atendimento de 8.005 pessoas. O Estado de São Paulo registra 783 centros.
Os Cras estão descentralizados pelo município nos bairros de Cumbica, Tranquilidade, Cocaia, Taboão, Santos Dumont, São João, Presidente Dutra, Ponte Alta, Pimentas, Centenário e Nova Cidade.A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania esclarece que o Paif faz parte dos serviços da Proteção Social Básica do Suas, com o objetivo de prevenir situações de risco por meio do desenvolvimento de potencialidades e aquisições, e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, com caráter preventivo e de inclusão social.
O Paif destina-se às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social decorrentes da pobreza, da privação ou ausência de renda, do acesso precário ou nulo aos serviços públicos, de vínculos afetivo-relacionais e de situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências.
O serviço prestado pelo Paif engloba acolhida, estudo social, orientação, encaminhamentos, ações socioeducativas, visitas domiciliares, promoção ao acesso do Programa Renda Cidadã, Programa Ação Jovem, Programa ProJovem Adolescente, BPC-Benefício de Prestação Continuada, carteira do idoso, oficinas de inclusão produtiva, emissão de segunda via de documentos. A Secretaria informa que o Paif mantém 11 mil vagas conveniadas na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário