quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo

Deputado define prioridades com Conselhos de Segurança

Da Redação do DG

Na noite de ontem, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) se reuniu com os representantes dos Conselhos de Segurança (Consegs) para debater as deficiências do setor e definir uma pauta de reivindicações que será apresentada ao secretário de Segurança Pública do Estado, por intermédio do parlamentar, em audiência marcada para a próxima quinzena..
Durante a reunião, os conselheiros destacaram como prioridades a necessidade do aumento do efetivo da Polícia Militar em toda a cidade e a implementação de delegacias 24 horas. Para Carlos Roberto, as reivindicações são pertinentes e fundamentais para a redução dos índices de criminalidade e maior segurança dos munícipes.
O deputado também defendeu que o quadro da Guarda Civil Municipal (GCM) deve ser ampliado e reorganizado. “Confio na sensibilidade do secretário de Segurança e no compromisso firmado com Guarulhos, que já faz parte do calendário do governo do Estado”, disse o deputado.
QUÓRUM
Não houve sessão na Câmara dos Vereadores hoje por falta de quórum. Diante da situação, o vereador Geraldo Celestino (PSDB) pediu ao presidente da Casa, Eduardo Soltur (PV), que verificasse as presenças, obtendo apenas 17 nomes no painel eletrônico, às 14h15.
TRIBUNA LIVRE
Nenhum dos vereadores estava inscrito para se pronunciar no pequeno expediente. No entanto, dois munícipes haviam colocado seus nomes na Tribuna Livre, o primeiro usou cerca de 1 minuto dos 10 permitidos, enquanto o segundo nem apareceu.
IDOSOS
O prefeito Sebastião Almeida sancionou a Lei nº 6.893, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. O conselho, vinculado administrativa e financeiramente à Secretaria de Assistência Social e Cidadania, será permanente e deverá fiscalizar a Política Municipal de Direitos da Pessoa Idosa.
EVENTO
Amanhã, a Frente Parlamentar em Defesa do Idoso realiza um café da manhã, às 9h, na Câmara Municipal.
PROJETO
Vereador Lamé Smeili (PTdoB) quer que as empresas privadas, públicas ou mistas, concessionárias dos serviços públicos da cidade, consertem danos causados às vias públicas, em decorrência de seus serviços, em até 72 horas.  JUSTIFICATIVA
“Trocam postes de luz, ou rasgam a rua para instalar esgoto ou água e a rua fica assim por longo período”, diz o vereador Lamé. “Precisam deixar as vias do jeito que estavam e rápido. O cidadão fica com lama ou poeira por muito tempo, aguardando a vontade da concessionária. É revoltante. Daí o nosso projeto, para garantir uma cidade organizada”, disse Lamé. 
MULTA
A empresa que não cumprir a determinação, caso aprovada, pode ser penalizada com até cassação da concessão. O Projeto de Lei (PL) nº 209/2011, após deliberado pelos vereadores, segue para análise das comissões técnicas e depois volta a plenário para duas votações. Se aprovado, é enviado ao prefeito para sanção ou veto.
AUMENTO
A Executiva Estadual do PSDB-SP enviou carta a todos os presidentes de diretórios municipais e aos mais de 1.100 vereadores da legenda informando o posicionamento contrário da Executiva ao aumento do número de vereadores nas Câmaras Municipais. 
OBJETIVO
O objetivo do documento é orientar sua bancada com relação ao tema, que já começa a ser debatido em diversas Câmaras Municipais em todo o Estado. Para o PSDB paulista, o aumento no número de vereadores geraria apenas a elevação dos gastos municipais com as Casas Legislativas. 
PRESIDENTE
“Aumentar o número de vereadores não traz maior representatividade da população nem melhora o debate daquilo que realmente importa nos municípios. Precisamos, em vez de ampliar gastos, aprofundar os debates de interesse público em cada cidade do Estado”, afirmou o presidente estadual do PSDB-SP, deputado Pedro Tobias. 
SAÚDE
O bispo de Guarulhos, Dom Luiz Gonzaga Bergonzini, deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva) hoje, mas permanece internado no Hospital Stella Maris. Ele estaria, possivelmente, tratando um câncer de próstata.
“Se eles não fizerem, nós faremos”

ROSELAINE GUERRA, mãe de ginasta que treina no Ginásio Bonifácio Cardoso, sobre melhoras necessárias ao equipamento

Nenhum comentário:

Postar um comentário