quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo


Vereador Eduardo Carneiro

Anúncio feito por Eduardo Carneiro de que estava deixando o PSL deu o que falar


Da Redação do DG

Parecia apenas um fato corriqueiro, mas o anúncio feito pelo vereador Eduardo Carneiro de que estava deixando o PSL deu muito o que falar na sessão da Câmara dos Vereadores, ontem. No plenário, o parlamentar se despediu do partido agradecendo a todos que fizeram parte dos quatro anos de história. “Nesses anos convivi com colegas e amigos, principalmente o vereador Gileno”, disse ele, que também citou o atual presidente do partido, o secretário municipal de Esportes, Vadinho Moreira..
Aproveitando a oportunidade, o vereador Rômulo Ornelas (PT) provocou. “Meu colega sempre atacou o PT, agora queremos ver qual posição ele tem.” Segundo Ornelas, se a discussão for levada ao campo ideológico o “trem vai ficar bom”.
Na resposta, Carneiro contou com o auxílio do presidente da Casa, vereador Eduardo Soltur (PV). “Eu disse que saí do PSL, não que fui para o PSDB, não é presidente?”, recebendo de Soltur a frase: “Não, de jeito nenhum o senhor disse isso”.
Para completar a troca de farpas, o vereador sem partido disse que o que estava acontecendo era uma das manias do PT, “de colocar palavras em nossa boca”, afirmou.

VISITA
O presidente da Câmara, Eduardo Soltur (PV), recebeu a visita do secretário nacional de Direitos dos Deficientes, Antonio José do Nascimento Ferreira, da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, órgão da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.
REIVINDICAÇÕES
O secretário nacional aproveitou a visita para se inteirar sobre a acessibilidade do Legislativo e sugerir uma parceria, para que as denúncias relativas a violações dos direitos humanos, bem como a questões relacionadas a pessoas com deficiência sejam encaminhadas para a Secretaria Nacional. “Assim nós encaminharemos para os órgãos competentes e poderemos fazer um diagnóstico da situação de Guarulhos”, disse ele.
SALÁRIOS
O secretário de Assuntos Jurídicos, Severino José da Silva Filho, visitou diversos vereadores na manhã de hoje. À tarde, o chefe da pasta voltou à Câmara para participar da sessão e aproveitou a oportunidade para discursar na tribuna, pedindo atenção especial dos parlamentares ao projeto que concede uma gratificação aos procuradores municipais.
APOIO
A vereadora Marisa de Sá (PT) destacou a importância da melhoria salarial para os procuradores, que estão com seus salários defasados em relação ao mercado de trabalho e a luta do prefeito Sebastião Almeida para valorizar o funcionalismo público. “O prefeito tem buscado valorizar esses profissionais, pois o funcionalismo público é fundamental para uma cidade possa se desenvolver bem e prestar um serviço de qualidade aos munícipes”, disse Marisa. 
EDUCAÇÃO
O deputado estadual Alencar Santana (PT) esteve reunido com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Saiu convencido de que Haddad está empenhado em conseguir a instalação de uma faculdade federal de Medicina em Guarulhos.  INTIMADOS
Os vereadores que votaram favoráveis a demolição do Casarão Saraceni receberam intimações das mãos de um oficial de Justiça que visitou a Câmara ontem. O documento estaria informando que os vereadores têm até 20 dias para apresentar defesa sobre a ação cível pública requerida pelo promotor Ricardo Manoel de Castro, que acusa os parlamentares de terem destruído um patrimônio histórico do município.
DEFESA
O autor do projeto que terminou com a derrubada do casarão, vereador Geraldo Celestino (PSDB) chamou a ação de “intromissão do Ministério Público (MP)”. “Quem legisla sobre a lei orgânica do município são os vereadores, não o promotor”, afirmou o tucano.
ENCONTRO
O PSC realiza no próximo sábado, às 14h, seu 2º Encontro municipal. Única representante do partido na Câmara, a vereadora Helena Sena convidou seus colegas parlamentares para participarem da reunião, que acontece na própria Câmara.
FELIZ
O vereador tucano Geraldo Celestino se disse muito alegre com a entrega de apartamentos no Conjunto Toninho Raimundo, no Parque Cecap, no sábado (20).
PROMESSA
Após a inauguração, que contou com a presença do governador Geraldo Alckmin (PSDB) e do prefeito Sebastião Almeida (PT), Celestino disse que recebeu dos dois a garantia de que as 200 famílias que não foram sorteadas desta vez receberão moradias novas, em breve.
“Nós vamos tentando e uma hora a gente consegue”

 ANTONIO FERREIRA, secretário nacional de direitos dos deficientes, sobre tentativa de garantir a integração das pessoas com deficiência

Nenhum comentário:

Postar um comentário