sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo

DEM reúne seus pré-candidatos para 2012

Da Redação do DG


De olho nas eleições de 2012, a executiva municipal do Democratas se reuniu na sexta-feira (29), com a maioria de seus pré-candidatos, buscando divulgar as diretrizes do partido nos próximos meses..
A reunião foi aberta pelo seu atual presidente, Alan Neto, pré-candidato a prefeito pelo DEM. Também estiveram presentes o vice-presidente da sigla, empresário Wilson Lourenço; o líder da bancada na Câmara Municipal, vereador Índio de Cumbica; diversos integrantes da direção partidária local e aproximadamente 100 pré-candidatos a vereador que buscam uma legenda para 2012.
”Temos um quadro maravilhoso. Com os votos de legenda poderemos chegar a quatro cadeiras no Legislativo”, afirmou Alan Neto.
Já Wilson Lourenço destacou que o partido está se tornando uma das maiores forças políticas da cidade: “Temos condições de eleger não só vários vereadores, como também o próximo prefeito de Guarulhos”.
Foi comentado ainda que as lideranças nacionais e estaduais devem visitar Guarulhos em breve. A próxima reunião partidária do DEM na cidade acontece este mês, mas a data ainda não foi divulgada.
QUÓRUM
A segunda sessão na Câmara dos Vereadores após o recesso de férias não aconteceu por falta de quórum. Apenas cerca de 15 parlamentares apareceram por lá. Grande número de vereadores preferiu participar da entrevista coletiva do prefeito Sebastião Almeida sobre o arquivamento do caso da ONG Água e Vida.
PRESENÇAS
No Paço Municipal estavam Lamé Smaili (PTdoB), Zuquila (PR), Ademil (PSB), Jonas Dias (PT), Marisa de Sá (PT), Unaldo Santos (PSB), Paulo Sérgio (PV), além do presidente municipal do PT, Benedito Aparecido da Silva, conhecido como Benê.
INVESTIGAÇÃO
O requerimento para verificar se houve improbidade administrativa do Executivo municipal em relação à aplicação de multas por policiais militares entre 19/12/2010 e 14/02/2011, de autoria dos vereadores Zé Mário (sem partido) e Eduardo Carneiro (PSL), foi aceito pelo Ministério Público (MP), que vai abrir uma investigação do caso.

JUSTIFICATIVA

Segundo o vereador Zé Mário, que foi notificado da decisão hoje, a Polícia Militar e o Executivo terão até 10 dias para apresentarem uma justificativa ao MP.
CRÍTICAS
Hoje, um programa de rádio da cidade fez diversas críticas ao SAAE, segundo as quais os guarulhenses têm reclamado da interrupção no fornecimento de água em diversos bairros da cidade. Há quem diga que, apesar das críticas, os serviços do SAAE não têm aparecido com tanta proporção nas discussões das plenárias do Orçamento Participativo.
TRIBUNA
A quem acredite que a partir de agora, com a proximidade das eleições municipais, pois falta pouco mais de um ano para o pleito, os vereadores começarão a usar a Tribuna do legislativo com cada vez mais frequencia. Alguns para tentar mostrar a população o pouco que fizeram até agora, outros apenas para tentar justificar o porquê não fizeram.
ASSEMBLEIA
Em pronunciamento na Assembleia Legislativa, ontem, o deputado estadual Alencar Santana (PT) reivindicou uma linha de metrô para Guarulhos. Ele também criticou a morosidade do governo do Estado em avançar com as obras do metrô na capital. A cada ano são construídos apenas 1,6 km.
PROMESSA
O parlamentar lembrou que no governo do tucano Geraldo Alckmin, entre os anos de 2004 a 2007, foi anunciado um Plano Plurianual (PPA) para a construção de uma linha de trem para Guarulhos que não saiu do papel.
SUGESTÃO
Em relação à nova promessa do governador, um trem que ligaria Guarulhos à linha leste da capital, Alencar ressaltou que não resolve o problema. “A linha leste está saturada e não se adequa ao perfil do usuário do Aeroporto, que carrega malas e demais bagagens. Se Alckmin mantiver a proposta do trem até Cumbica que pelo menos, aceite a proposta do prefeito Sebastião Almeida para levar a linha até o bairro do São João”, ressaltou.
PROTESTO
O movimento sindical reuniu cerca de 80 mil manifestantes anteontem em São Paulo para reivindicar a jornada de 40 horas, fim do Fator Previdenciário, entre outros itens da pauta trabalhista. O protesto, que se estendeu do estádio do Pacaembu até a Assembleia Legislativa, recebeu uma delegação de metalúrgicos guarulhenses formada por 250 pessoas, entre trabalhadores da base, representando mais de 50 empresas de Guarulhos e região.
“Margem do rio, o nome já diz, é do rio”
SEBASTIÃO ALMEIDA, prefeito (PT), sobre o avanço populacional que impede a preservação da natureza

Nenhum comentário:

Postar um comentário