quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo

ExpoCatadores 2011 acontecerá em Guarulhos

Da Redação do DG

Presente no último dia da Conferência Ethos 2011, em São Paulo, o representante do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, Roberto Laureano, confirmou que a ExpoCatadores 2011 acontecerá em Guarulhos, entre os dias 9 e 11 de novembro. “Este evento sempre acontecia na capital, mas com toda movimentação que está acontecendo em Guarulhos achamos por bem realizar o evento na cidade”, afirmou ele. O movimento a que Laureano se refere é um conjunto de ações realizadas nos últimos 18 meses, que resultaram no recém-apresentado Plano Diretor de Resíduos Sólidos (PDRS) de Guarulhos, que contou com a colaboração do representante. O PDRS, fruto do esforço de diversas pastas municipais sob o comando da Secretaria de Serviços Públicos, chega com quase um ano de antecedência em relação aos demais municípios do País. No ano passado, a ExpoCatadores contou com a participação de mais de 2 mil catadores do País e recebeu mais de 5 mil visitantes. O evento, que tem se configurado como ponto de encontro sobre negócios de sustentabilidade na América Latina, deve ter a presença da presidente Dilma Rousseff..
VISITA
O deputado federal Carlos Roberto (PSDB) visitou, na tarde da última segunda-feira, o delegado seccional de Guarulhos, Marco Antônio Pereira Novaes de Paula Santos. Durante o encontro, o parlamentar colocou o mandato à disposição e pleiteou melhores condições de trabalho aos policiais civis de Guarulhos.


RESULTADO

De acordo com o deputado, o delegado, que durante seis anos este à frente da seccional de São Bernando do Campo, foi muito receptivo. “Antes de qualquer coisa pedi ao delegado para permanecer o maior tempo possível em Guarulhos. Pelo histórico os delegados anteriores não tiveram tempo suficiente para conhecer os problemas da cidade”, disse Carlos Roberto.
ESFORÇO
A vereadora Marisa de Sá (PT) está realizando um árduo trabalho na tentativa de aprovar um Fórum Permanente na próxima Conferência das Mulheres, que acontece nos dias 29 e 30 deste mês. No domingo, a petista esteve no Jardim Angélica 2 e amanhã se encontrará com mulheres do bairro São Rafael, na Casa Clara Maria 4. Já no próximo sábado (13), a vereadora estará com moradoras do Jardim Angélica 1.


DISCUSSÃO

A parlamentar diz que a discussão de políticas públicas para as mulheres não pode ficar restrita à conferência anual. Assuntos de interesse da mulher, como a lei de tarifas sociais de iluminação, que Marisa de Sá conseguiu aprovar na Câmara Municipal, seriam divulgados mais rapidamente se houvesse um fórum permanente.
MULHERES
A deputada federal Janete Pietá (PT-SP) participou hoje do lançamento do projeto Tempo de Mulher, idealizado pela jornalista Ana Paula Padrão, em São Paulo. “Como coordenadora da Bancada Feminina da Câmara dos Deputados e batalhadora pelas questões femininas, destaco a importância de conhecer esse novo banco de dados e comunicação com a mulher brasileira”, disse Janete.


HOMENAGEM

O Plenário da Câmara ficou lotado na última sexta-feira (5), durante a audiência pública promovida pela Comissão de Defesa da Igualdade Racial, em comemoração ao Dia da Capoeira. Os organizadores da atividade prestaram uma homenagem a Emílio da Conceição Nascimento, Mestre Mirão, como é conhecido.


RACISMO

Segundo a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), presidente da Comissão, o Estatuto de Igualdade Racial sancionado ainda no governo Lula contribuiu para a luta contra o racismo. “No entanto, os resultados que observamos na sociedade lamentavelmente ainda não são efetivos da forma que deveriam ser”, disse ela.
ENTROSADOS
Suco, café, leite, pães, biscoitos e muita política. Esse foi o cardápio e tema da reunião promovida pelo prefeito Sebastião Almeida (PT) com vereadores da base aliada na semana passada. Segundo um vereador presente no encontro, à sua maneira, Almeida está conseguindo entrosar a base e começa a ver quem de verdade é aliado.
PREPARAÇÃO
O Comitê do PCdoB entra na reta final para sua conferência municipal, que acontece na segunda quinzena de agosto. Diariamente a direção do partido tem feito reuniões nas quais apresenta à militância um balanço das ações realizadas nos dois anos em que a os atuais dirigentes lideram o partido.
ESPAÇO
Durante a conferência municipal serão escolhidos, por eleição, os novos nomes que irão compor o Comitê do PCdoB pelos próximos dois anos. Atualmente, o partido tem apenas um assento na Câmara de Guarulhos.


“O Brasil é um País pacífico, não desarmado”

CELSO AMORIM, novo ministro da Defesa

Nenhum comentário:

Postar um comentário