quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo

Câmara Municipal inaugura uma Ouvidoria

Da Redação do DG
A Câmara dos Vereadores de Guarulhos ganhou uma Ouvidoria, por meio da qual é possível dar sugestões, fazer denúncias e reclamações. Durante o anúncio do novo serviço, o presidente do Legislativo, vereador Eduardo Soltur (PV), afirmou que o objetivo é modernizar a Casa e tornar mais próxima sua relação com a comunidade.
A Ouvidoria, comandada por Sidnei Gonçalves, é o primeiro de outros canais de comunicação que devem ser implementados, como uma linha gratuita (0800), o Telecentro Cidadão, o Portal da Câmara, que será reformulado, e o Portal da Transparência, uma exigência do governo federal.
A Ouvidoria passou por diversos testes nos últimos dias já está funcionando, tendo recebido cerca de 40 solicitações. A maioria delas, porém, trata de demandas do Executivo, que ainda não possui o mesmo serviço. Para resolver o problema, Soltur deve encaminhar ao Paço Municipal o que já foi recebido. “Talvez isso force com que a Prefeitura inaugure uma Ouvidoria própria”, comentou.
O site da Ouvidoria é www.camaraguarulhos.sp.gov.br, email: ouvidoria@camaraguarulhos.sp.gov.br e telefone 2408-3433.
INVESTIGAÇÃO
O deputado federal Carlos Roberto (PSDB) encaminhou requerimento ao Ministério da Saúde, em que solicita a planilha com o total de recursos direcionados ao Hospital Municipal da Criança, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo é fiscalizar o emprego da verba, uma vez que a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital está interditada há mais de dois meses.
DESINTERESSE
Carlos Roberto lamentou ainda a falta de comprometimento do governo municipal com o caso. “Verifica-se que o interesse do executivo municipal afronta o anseio popular, a pressão da mídia local e da grande mídia de São Paulo”, criticou.
DEMISSÃO
O vereador Eduardo Carneiro (PSL) voltou hoje à Câmara após 15 dias afastado. Na plenária, classificou como “desnecessária” a demissão da diretora do Hospital Municipal da Criança (HMC), Heloísa Sampaio Ferreira de Castro. “Já sabíamos que sobraria para alguém”, disse ele, emendando que a ginecologista era muito competente.
RETOMADA
Eduardo Carneiro pediu também a retomada da votação para a formação de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar a morte das 14 crianças no HMC. “A primeira votação foi há 45 dias”, lembrou o parlamentar, afirmando que os vereadores que pediram mais tempo para elaborarem seus votos já tiveram o prazo necessário.
APOIO
O vereador Zé Mário (sem partido) acompanhou Eduardo Carneiro e disse que não vê disposição dos demais vereadores em votar a favor da investigação. “Apenas oito deram seus votos. Vou chamar os demais de a ‘turma do não sei’”, afirmou o parlamentar, que também é médico.

IMPROBIDADE

Eduardo Carneiro (PSL) e Zé Mário (sem partido), que também são médicos, falaram ainda sobre o readitamento do contrato com a Unifesp, que administra o Hospital Pimentas-Bonsucesso. Os parlamentares pretendem entrar, na próxima semana, com um pedido de investigação no Ministério Público para saber se houve improbidade administrativa por parte da Prefeitura.
CONFUSÃO
Um munícipe roubou a cena durante a sessão na Câmara, hoje à tarde. Com um chapéu de caubói, ele dançou e cantou, em alto e bom som, uma música que classificava os políticos como “ladrões”.
A Sessão foi interrompida e a Guarda Civil Municipal foi chamava para retirá-lo do plenário.

MEIO AMBIENTE

A vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) usou a tribuna para falar sobre a apreensão de cerca de 500 pássaros que sofriam maus-tratos no Varejão do Cecap ontem. A parlamentar sugeriu, para a próxima quarta-feira (24), que seja marcada uma reunião com o objetivo de discutir a postura adequada no comércio de animais no município.
SAÚDE
A vereadora Silvana Mesquita (PV) não deve comparecer às sessões da Câmara nos próximos 40 dias por motivos de saúde. A parlamentar quebrou o fêmur. Comenta-se na Casa que Silvana não vai pedir afastamento do Legislativo e, portanto, não será substituída por nenhum suplente.
“Quem não respeita os animais, não respeita os seres humanos”
LUIZA CORDEIRO, vereadora (PCdoB), sobre os maus-tratos evidenciado na apreensão feita no Parque Cecap

Nenhum comentário:

Postar um comentário