sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo

Meio Ambiente será discutido em encontro municipal

Da Redação do DG

O 4º Encontro Municipal de Educação Ambiental, que começa amanhã, pretende discutir políticas públicas para a preservação do meio ambiente em Guarulhos. A principal proposta é envolver a participação de variadas secretarias, criando uma sinergia de ações que gerem resultados mais significativos..
Junto ao encontro ocorre também o Workshop Internacional da 2ª Jornada de Educação Ambiental, primeira reunião preparatória no Brasil, para a Rio+20.
Para a presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e Qualidade de Vida, vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) o evento coloca Guarulhos na rota de atividades internacionais voltadas para a preservação dos recursos naturais. A atividade deve atrair representantes de diversas nacionalidades, todos membros da Comissão Internacional.
Também são esperadas as presenças de representantes do Ministério do Meio Ambiente e de conceituados ambientalistas, entre os quais Mônica Simons, uma das responsáveis pela organização da 1ª Jornada Internacional de Educação Ambiental durante a Eco 92.
CONTATO
Para aumentar seu canal de comunicação com a população guarulhenses, o vereador Geraldo Celestino (PSDB) disponibilizou o número de seu telefone celular nesta coluna: 7394-0919. A partir de agora, o parlamentar pretende receber pessoalmente críticas e sugestões sobre seu mandato.
OBRAS
Atendendo ao ofício do deputado federal Jorge Tadeu (DEM), a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prometeu, ainda para esta semana, solução para o problema que a obra da Marginal da Rodovia Presidente Dutra, no Jardim Cumbica, deve causar à malha viária do bairro, em caso de manutenção dos trabalhos conforme o projeto original.
TRÂNSITO
Tadeu protocolou o ofício que solicita providências no sentido de alterar as diretrizes das obras. “Da maneira como a alça de acesso à Avenida Santos Dumont está sendo construída o trânsito pesado será deslocado para as ruas do bairro, o que vai atrapalhar a vida de muita gente”, explicou o deputado.
COMPROMISSO
Segundo ambientalistas locais, o Programa Ilhas Verdes, o Selo Ambiental, o IPTU Verde, o recém-lançado Plano Diretor de Resíduos Sólidos e demais ações têm dado à administração do prefeito Sebastião Almeida o rótulo de governo compromissado com a preservação do meio ambiente.
SENSÍVEL
Rafael Paredes, chefe de Gabinete, e João Roberto, secretário de Governo, ajudaram na interlocução, e durante reunião com o prefeito Sebastião Almeida a comissão conseguiu desfecho positivo para a questão. “Almeida se mostra muito sensível quando a pauta é preservação do meio ambiente”, disse a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), presente no encontro.
APOIO
Para que Guarulhos conseguisse sediar o encontro preparatório para a Conferência Rio+20, que acontece em maio do ano que vem, uma comissão formada por variadas lideranças pediu apoio ao prefeito Sebastião Almeida para ajudar na recepção de uma comitiva internacional composta por cerca de 10 pessoas.
PRESENÇA
Estava tudo certo para que a ministra de Meio Ambiente, Izabella Teixeira, participasse do evento em Guarulhos, porém, devido a um chamado da presidente Dilma Rousseff sua presença já não é confirmada. Caso Izabella Teixeira não venha, o diretor de Educação Ambiental Nilo Dinis irá representar o ministério.
REUNIÃO
Na última quinta-feira, o PTdoB realizou uma reunião na cidade. O evento contou com certa de 120 participantes, dos quais 60 já têm suas fichas assinadas no partido.
FIGURINHAS
O PTdoB negou que tenha recebido quatro figurões vindos do PT para concorrerem às eleições municipais do ano que vem. É praticamente a volta dos que não foram. As filiações de duas petistas, porém, foram confirmadas. O PTdoB agora conta também com Chico Santiago, ex-PR; Lalo Ventura, ex-PSL, e Zé Maria do Posto, ex-DEM.
SAÍRAM
O suplente mais votado de Guarulhos, Elmer Japonês, já não faz parte do quadro do PTdoB. Japonês não quis revelar seu destino, mas é apontada como certa sua ida para o PSC. Outro que se desligou do partido foi Paulo Martins, agora do PRP.
“Os educadores comerem a merenda tem um papel pedagógico ”
MARISA DE SÁ, vereadora (PT), sobre o incentivo que a ação dá aos educandos

Nenhum comentário:

Postar um comentário