sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo

Câmara recebeu manifestação de apoio ao prefeito

Da Redação do DG

A Câmara de Vereadores de Guarulhos recebeu ontem à noite uma manifestação de apoio ao prefeito Sebastião Almeida e sua família, inocentado pelo Ministério Público das acusações de desvio de dinheiro e superfaturamento de despesas da ONG Água e Vida.
O ato de desagravo foi convocado pelo partido do chefe do Executivo, o PT, que convidou vereadores de sua bancada e aliados, além de militantes, com o intuito de lotar o plenário.
De acordo com o líder do Governo na Câmara, vereador Zé Luiz, o objetivo da reunião é, além de mostrar apoio ao prefeito, repudiar a manifestação que aconteceu há um ano, também na Câmara. “Muitos políticos usaram o episódio de maneira oportunista, usando de uma denúncia que sequer havia sido investigada”, disse.
Além disso, Zé Luiz afirmou que é preciso restabelecer um questionamento na cidade sobre a forma como as questões políticas estão sendo conduzidas. “Não podemos aceitar que os representantes usem de maneiras antiéticas para se promover”, disse o parlamentar.
O promotor Nadim Mazloum, do Ministério Público, promoveu o arquivamento da investigação de irregularidades do caso da ONG Água e Vida pedida pelos ex-diretores da organização, Denise Laura Xavier Veluchi e João Luiz Martins Rubira, em 14 de julho deste ano. Na data, Mazloum emitiu parecer em que negava a existência de superfaturamento e utilização de cartões de crédito corporativo.
VOTAÇÃO
A primeira discussão e votação do Projeto de Lei nº 335/10, de autoria do vereador Geraldo Celestino (PSDB) que pede alteração na lei do zoneamento urbano, deixou de ser votado hoje por falta de quórum. O projeto, que exigia um mínimo de dois terços de votos na Câmara, ficou para a próxima sessão, na terça-feira (16), já que apenas 20 parlamentares estavam no plenário naquele momento.

APROVAÇÃO

Segue para aprovação no Executivo o Projeto de Lei nº 129/11 que institui o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Para a vereadora Silvana Mesquita (PV) a pauta é um avanço na criação de políticas públicas voltadas aos deficientes. “Hoje é um dia de muita alegria, já que os deficientes estão ganhando um espaço significativo na gestão de Almeida”, afirmou ela.

SAÚDE

O assessor do Hospital Stella Maris, Antônio Miguel Silveira Bueno, usou o plenário da Câmara hoje para ler uma carta assinada pela irmã Maria Cândida Metidieri, diretora presidente da Congregação das Filhas da Nossa Senhora Stella Maris.

DOCUMENTO

No documento dirigido aos vereadores, Metidieri afirmou que as irmãs têm documentos que provam que o prédio pertence à Congregação. Além disso, ela voltou a dizer que o equipamento está de portas abertas para que os parlamentares verifiquem que diversas denúncias são improcedentes.
AGRADECIMENTO
O vereador Ricardo Rui (PPS) aproveitou o assunto para agradecer ao governador Geraldo Alckmin o auxílio de R$ 7,2 milhões que será enviado ao Hospital Stella Maris. “Sorte do prefeito. Se o HSM fosse fechado na gestão de Almeida seria um ponto negativo para sua reeleição”, afirmou.
DEFESA
Para rebater a afirmação, o vereador Jonas Dias (PT) elogiou a posição firme de Almeida e Derman, secretário de Saúde, junto à negociação com o Estado.

HOMENAGEM

Deve ser votado em breve, na Câmara, uma proposta feita pelos vereadores Guti (PMDB) e Eduardo Soltur (PV) para que o CEU Pimentas seja chamado de CEU Mércia Mikei Nakashima, em homenagem à advogada guarulhense assassinada em 23 de maio de 2010.
APELIDO
Durante a abertura do Encontro Municipal de Educação Ambiental & Oficina - Workshop da 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental rumo à Rio+20, hoje, no Eniac, a vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) deu um novo apelido a veterinária Mônica Simons, membro da Secretaria Executiva da 2ª Jornada Internacional de Educação Ambiental, que passará a ser chamada de suçuarana.

JUSTIFICATIVA

Segundo Luiza Cordeiro, a ambientalista é como a onça. “Teimosa, mas que apesar de toda a pressão urbana insiste em viver em nossa cidade”, justificou. “Ela é responsável por este evento estar acontecendo em Guarulhos”, disse a parlamentar.
ESCLARECIMENTO
O deputado estadual Alencar Santana (PT) protocolou ontem um requerimento solicitando ao secretário Estadual dos Transportes Metropolitanos cópia do procedimento licitatório referente à compra de 26 composições de trens para a linha 5 Lilás, no valor de R$ 615.103.680,10.

OBJETIVO

Em função do alto valor da transação, vencida pela empresa espanhola CAG (Construcciones y Auxiliar de Ferrocarriles), o deputado Alencar Santana (PT) quer analisar os aspectos jurídicos e legais de todo o processo.
“Eles abrilhantam a justiça de nosso País”
HELENA SENA, vereadora (PSC), durante sessão na Câmara, em homenagem ao Dia do Advogado, comemorado

Nenhum comentário:

Postar um comentário