terça-feira, 8 de novembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 08/11


Vereadora petista Eneide Lima

Eneide quer que atuação como presidente de Comissão seja vista com independência

Da Redação do DG

Protagonista do episódio de denúncias na Secretaria de Educação, Eneide Lima (PT) quer que sua atuação como vereadora, presidente da Comissão de Educação, seja vista de maneira independente de sua experiência como ex-secretária da pasta em questão. É querer dissociar o indissociável..
A petista deve ter tomado um puxão de orelha por ter lavado roupa suja publicamente na Câmara dos Vereadores com o colega de partido Moacir de Souza. Segundo ela, era sua responsabilidade, como presidente da comissão, pedir que as denúncias feitas pelo atual secretário fossem apuradas.
Como secretária de Educação, Eneide disse que sempre fez tudo com transparência. “Não há absolutamente nada que não seja público e que não tenha havido prestação de contas”, afirmou.
Eneide preferiu nem comentar a possível rachadura no partido. “Não adianta querer transformar disputa ética em eleitoral. A sociedade não aguenta mais tanto denuncismo”, disse ela, lembrando até as declarações do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, visto como próximo alvo na faxina ministerial de Dilma Rousseff.
SUMIU
Uma explicação plausível para o sumiço do secretário de Educação, Moacir de Souza, desde que fez denúncias de desvio de verbas por parte de entidades conveniadas a sua pasta, é uma possível viagem para Paris, na França. Fontes ligadas à Câmara dos Vereadores asseguram que o secretário viajou na última sexta-feira (4), um dia após ter feito as denúncias. A assessoria de Souza diz que ele está ocupada por causa da Conferência de Educação que acontecerá na cidade.
VIAJOU
O prefeito Sebastião Almeida estará amanhã em Brasília para reunião com o ministro das Cidades, Mário Negromonte. A ida do chefe do Executivo guarulhense à capital federal vai tratar do repasse de recursos para as obras de ligação do trecho a Jacu-pêssego com as rodovias Ayrton Senna e Dutra.
RESPOSTA 1
Os tucanos aproveitaram o plenário para rebater o artigo publicado ontem pelo DG, assinado pelo vereador petista Zé Luiz. O vereador Zé Mário afirmou que não deixará de usar a expressão “Bando do Tião” para se referir aos petistas na Câmara e no Paço Municipal.
RESPOSTA 2
Zé Mário disse que não está tentando agradar nenhum chefe. “Eu tenho liderança, quem tem chefe é quem é de bando”.
PROTESTO
O Sindicato dos Condutores de Veículos de Guarulhos lotou a Câmara dos Vereadores ontem para tratar da greve feita pela categoria. Os vereadores se mostraram solidários a causa e querem discutir o assunto.
TRANSPORTES
Os vereadores Edmilson Americano (PHS), Wagner Freitas (PP) e Romildo Santos (PSDB), respectivamente presidente, secretário e membro da Comissão de Transporte e Trânsito da Câmara dos Vereadores, vão discutir as reivindicações da classe na próxima reunião da comissão, que acontece na quinta-feira (10), às 13h.
PASSADO
O vereador Ricardo Rui (PPS) lembrou-se do governo FHC, quando o PT combatia privatizações. “Agora que está no poder, o partido está terceirizando o serviço dos condutores”, afirmou.
LEMBRANÇA
Diante dos condutores, o vereador Wagner Freitas (PP) acabou revelando que seu pai foi motorista da Prefeitura e acabou sendo despedido por justa causa após ter participado de uma greve. Segundo o caubói, o atual prefeito também fazia parte da movimentação que tirou o emprego de seu pai.
EXPERIÊNCIA
O vereador Romildo Santos (PSDB) chegou atrasado hoje à sessão na Câmara. Segundo ele, uma tentativa de testar o Bilhete Único na cidade acabou acarretando em uma espera de pelo menos 1 hora.
PREMIAÇÃO
Amanhã, das 19h às 22h, a Câmara municipal realiza sessão solene para entrega de títulos de “Policial Padrão” a integrantes da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal. A cerimônia, que será conduzida pelo presidente Eduardo Soltur (PSD), vai homenagear profissionais que se destacaram durante o ano pelos serviços prestados à comunidade.
HOMENAGEM
Anualmente são homenageados dois profissionais de cada categoria, indicados pela própria corporação. O Decreto Legislativo que criou o titulo entrou em vigor em setembro de 2008. Existe a crença de que tal homenagem incentiva os integrantes das três corporações, figuras importantes no contexto de segurança, a seguirem prestando um grande serviço à sociedade.
“Deram milho para os bodes”
LUIZA CORDEIRO, vereadora (PCdoB), sobre movimento da oposição para criar CEI da Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário