sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 18/10

Vereadora Eneide Lima (PT)
Diferenças na gestão da Educação

Da Redação do Diário de Guarulhos

Para Eneide Lima (PT) a audiência pública de quarta-feira (16), com a presença do secretário de Educação, Moacir de Souza, recebeu diversos grupos de pessoas com expectativas distintas.
“Alguns vereadores vieram para buscar explicações sobre o que ele (Moacir) havia dito no dia 3 e as entidades queriam respostas para problemas que vêm relatando há tempos”, afirmou a ex-secretária da pasta.
Segundo ela, as reclamações mais comuns feitas por integrantes de entidades conveniadas são o pedido de contrapartida das entidades, que não podem ter fins lucrativos, e a matrícula centralizada. “Esses dois pontos são exatamente o que diferem minha gestão da feita pelo atual secretário”, disse a parlamentar.
Eneide, que seguia a Lei de Diretrizes e Bases, não exigia contrapartida das conveniadas e também fazia a matrícula das crianças através da própria pasta. “Agora, as mães precisam ir à Secretaria e como o sistema que distribui as vagas é informatizado, muitas deixam de levar seus filhos para a escola por causa da distância”, afirmou. Para ela, os únicos prejudicados são as crianças..

PRESENÇAS
Apesar de ter sido encerrada por falta de quórum, quase todos os vereadores passaram ontem pela Câmara Municipal (veja lista abaixo).
MANOBRA
O esvaziamento da sessão foi apontado como uma manobra de petistas e aliados para acalmar os ânimos da oposição, que não gostou da não instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI), que investigaria supostas irregularidades na Secretaria de Educação.
APARÊNCIAS
Um vereador da situação que permaneceu no local afirmou que nem tudo é o que parece, referindo-se aos vereadores da oposição que demonstraram, aos gritos, não terem gostado da manobra. “Eles parecem que querem a verdade, mas todos estão negociando suas posições”, afirmou o misterioso parlamentar.
REDES SOCIAIS
O tucano Geraldo Celestino manifestou sua insatisfação (e quase fúria) por causa do desfecho da CEI também pelas redes sociais. “Temos que investigar, pois é o único jeito de descobrirmos se a denúncia do secretário (Moacir de Souza) procedia ou não”.
COMENTÁRIOS
Entre os muitos comentários que recebeu em seu Facebook, o mais comum era “Anotem esses nomes porque o ano que vem tem eleição”.
MANIFESTAÇÃO
Funcionários do Mc Donalds e integrantes do Sindicato dos Empregados no Comércio Hoteleiro e Similares de São Paulo foram ontem à Câmara dos Vereadores para protestar contra a dura jornada de trabalho e outros problemas enfrentados por quem trabalha no restaurante. Com o encerramento prematuro da sessão, as dezenas de pessoas, porém, voltaram para casa sem poder fazer qualquer manifestação.
REUNIÃO
O vereador Ricardo Rui, presidente do PPS, está preparando o “1º Seminário de Formação Política e Preparação para as eleições municipais”, que acontece neste sábado (19), das 8h30 até às 12h, na Câmara Municipal.
PALESTRANTES
No evento, Soninha Francini falará sobre “Política e Cidadania”, Alexandre Ramos sobre “Lei Eleitoral e Organização de Campanha” e Peterson Ruan vai abordar “O Poder Local e os desafios da Democracia”. Segundo Rui este será o primeiro de uma série de encontros para preparar a militância e os pré-candidatos do partido para o pleito no próximo ano.
ANIMAIS
Em resposta ao requerimento nº 781/2011, de autoria da Comissão de Defesa do Meio Ambiente e da Qualidade de Vida, presidida pela vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB), a Secretaria de Assuntos Legislativos informou o número de castrações realizadas em cães e gatos do município nos últimos seis meses.
RESULTADO
Entre março e abril deste ano foram realizadas 4.737 castrações. De acordo com a Secretaria de Saúde, 744 dessas cirurgias foram realizadas por ONGs e 3.993 pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Prefeitura de Guarulhos.
DESCULPAS
Em seu perfil no Facebook, o deputado federal Carlos Roberto (PSDB) comentou o caso do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, que admitiu ter usado avião para viagem ao Maranhão. “Está ficando difícil para o ministro se explicar...”, escreveu o tucano.
“O ciclista precisa de mais espaço em Guarulhos”
Luiza Cordeiro, vereadora (PCdoB), após passeio ciclístico realizado por seu partido no feriado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário