quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 10/11


O vereador Wagner Freitas (PP), usou a tribuna
para relatar sua indignação

Wagner Freitas relatou sua indignação sobre o sumiço do secretário de Educação

Da Redação do DG

Hoje, durante sessão na Câmara, o vereador Wagner Freitas (PP), usou a tribuna para relatar sua indignação sobre o sumiço do secretário de Educação. De acordo com o presidente do PP, Moacir de Souza foi visto “bebendo champanhe” em Paris, na França.
Freitas sugeriu ainda que o vereador Eduardo Carneiro (PSDB) redigisse um requerimento para saber do paradeiro do secretário. “Se é viagem oficial a Secretaria deve informar (...) Temos que saber onde ele está e com que dinheiro ele foi”, disse o vereador.
Freitas ainda perguntou ao presidente da Câmara se ele tinha informações sobre o paradeiro de Souza, que é vereador licenciado, recebendo uma negativa de Eduardo Soltur (PSD).
Para finalizar o discurso, o caubói disse que teria sido muito mais elegante da parte do secretário ter feito as denúncias quando voltasse de sua viagem. “Existem mais de 250 cargos fantasmas na Secretaria de Educação e o secretário está na França?”, disse. É preciso investigar.
PARADEIRO
Nenhum petista ousou ir à Tribuna da Câmara dos Vereadores hoje para falar sobre o paradeiro de Moacir de Souza. Perguntado sobre o assunto, o líder do governo na Casa, Zé Luiz disse não ter nenhuma informação.
REQUERIMENTOS
Os quatro requerimentos de autoria da vereadora Eneide Lima (PT), que pedem comprovação documental das denúncias feitas pelo secretário de Educação, foram deliberados ontem. Na próxima sessão, quinta-feira (17), eles devem ser votados pelos parlamentares.
CÚPULA
Os tucanos estão se reunindo sempre em ninho diferente a cada final de sessão na Câmara. Hora vão ao gabinete de um, hora de outro para discutir os rumos e os posicionamentos do partido. Ontem, a reunião de cúpula ia falar sobre as estratégias para a próxima sessão, na qual Eduardo Soltur (PSD) pretende comunicar a decisão sobre o futuro da CEI da Educação.
OPOSIÇÃO
Para o tucano Zé Mário, Guarulhos vive uma realidade parecida com a de Brasília em relação a denúncias de irregularidades. Citando a faxina ministerial que vem sendo feita pela presidente Dilma Rousseff, o vereador usou a tribuna para falar dos casos recentes nas pastas de Educação e Finanças.
CEI
Wagner Freitas parabenizou o vereador Eraldo Souza (PSB) por ter assinado o requerimento pedindo a instalação da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Educação. Souza é o 13º nome da lista.
SEGURANÇA
A vereadora Marisa de Sá (PT) comemorou as cerca de 5 mil assinaturas recolhidas em abaixo-assinados pedindo melhorias para a região dos Pimentas. As reivindicações tratavam de segurança, importância do metrô e um cartório para o bairro. Segundo a vereadora, os comerciantes do local chegaram a relatar até arrastões que aconteciam lá.
CENSURA
A vereadora Luiza Cordeiro (PCdoB) protagonizou hoje um episódio classificado por alguns como “censura”. A comunista se irritou com uma reportagem publicada no site da Câmara dos Vereadores, assinada pelo assessor de imprensa de Geraldo Celestino (PSDB), que falava sobre irregularidades no Programa Segundo Tempo.
ENREDO
Luiza Cordeiro afirmou que não acha correto que as reportagens sejam parciais, já que a população que acessa o site da Casa pode tomar os textos como verdade. O que Luiza não mediu é que a assessoria dela também pode publicar matérias no espaço. E já o fez.
TRIBUNA LIVRE
O munícipe Cícero Gomes se inscreveu na Tribuna Livre da Câmara Municipal ontem para criticar a situação das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarulhos. Segundo ele, o Posto de Saúde do bairro Santos Dumont só atende grávidas, idosos e diabéticos, “os outros são mandados para casa”, disse. Gomes pediu aos parlamentares que levem suas reivindicações ao secretário de Saúde, Carlos Derman.
TRANSPORTES
O presidente da Comissão de Transporte da Câmara, vereador Edmilson Americano (PHS), convidou o secretário de Transporte, Atílio Pereira, e o secretário de Finanças, Nestor Seabra para comparecerem à audiência pública que será realizada no próximo dia 23, às 12h. A reunião contará com a presença de cooperativas e sindicatos interessados no assunto. Membro da comissão, o tucano Romildo Santos, promete estar presente.
“Esta Casa precisa tomar vergonha na cara”
EDUARDO CARNEIRO, vereador (PSDB), sobre possibilidade de não se instalar a CEI da Educaçã

Nenhum comentário:

Postar um comentário