quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 16/11


Audiência pública com Secretario Moacir de Souza será decisiva 

Audiência pública pode evitar a CEI da Educação

Da Redação do Diário de Guarulhos

A audiência pública programada para hoje na Câmara não é decisiva apenas para a Prefeitura, que pode evitar a CEI que ameaça os convênios de creches da Secretaria de Educação. Ela é decisiva também para o futuro político imediato de Moacir de Souza dentro do PT. Seu espaço como um dos chefes do petismo em Guarulhos poderá conservar-se ou diminuir, dependendo de como se sairá hoje. Como sabe, Moacir terá de responder a quatro requerimentos de explicações apresentados por sua colega de partido, Eneide Moreira Lima (PT), ex-secretária de Educação. Eneide enfureceu-se há duas semanas, quando Moacir afirmou, em outra audiência, que “mais da metade” dos convênios firmados em outros tempos pela Secretaria (leia-se: por Eneide) conteriam irregularidades e até desvio de verbas. O problema é que, se isto realmente aconteceu, a responsabilidade principal cabe a ele, que é o atual secretário, e nem tanto à ex-titular, sua rival dentro do PT. Mas o conflito interno expôs o incômodo de muitos petistas com a autonomia considerada excessiva de Moacir, à frente da estratégica Secretaria de Educação
LIXO
O fim do contrato entre a Câmara de Guarulhos e a empresa que prestava serviços gerais ao Legislativo tem deixado os gabinetes dos vereadores com lixo acumulado, banheiros sem manutenção e funcionários sem café e água.
PIADA
O vereador e presidente da Casa, Eduardo Soltur (PSD), começa a ser alvo de críticas e comentários maliciosos pelos corredores. Do tipo: “agora sujou de vez”, ou: “tem muita sujeira nessa casa, só que essa não dá para empurrar para debaixo do tapete”.
O PRÓXIMO?
Começam a surgir na Câmara especulações de que o secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, Ulisses Correia, pode ser o próximo alvo de Almeida na reestruturação do secretariado. Se voltar à Câmara, devolverá Maurício Brinquinho à suplência.
CARIBE
Pereira, o metalúrgico do PDT, aproveitou o feriado e viajou para Cuba. Só volta na próxima semana.
CONCURSO
O concurso da Câmara Municipal, que pretende preencher 109 vagas em mais de 29 cargos, em função das mudanças efetuadas nos editais, foi prorrogado até o dia 9 de dezembro.
INSCRIÇÕES
Os interessados podem ser inscrever em: http://www.camaraguarulhos.sp.gov.br/
CARREIRAS-1
A Câmara aprovou na semana passada o projeto de lei 269/2011, que corrige a lei que estabeleceu a estrutura administrativa da Casa.
CARREIRAS-2
O projeto altera a carreira de procurador e a respectiva remuneração, bem como o enquadramento dos profissionais da taquigrafia.
FORMAÇÃO
A Secretaria de Administração de Guarulhos recebe, até o dia 30, inscrições de servidores interessados em fazer parte do Banco de Colaboradores, auxiliando na formação e desenvolvimento de outros funcionários. A ação faz parte do programa de formação dos servidores.
NOS PRESÍDIOS
O programa estadual Via Rápida vai capacitar 1.110 presidiários em regime semiaberto e egressos do sistema penitenciário. A seleção será feita pela Secretaria de Administração Penitenciária. Os cursos serão dentro das unidades prisionais. Os presos em regime semiaberto receberão apenas a bolsa-auxílio de R$ 210.
BOM PRATO
Os restaurantes populares Bom Prato vão se transformar em unidades do Via Rápida, oferecendo cursos de manipulação e higienização de alimentos, culinária básica, cozinha industrial, panificação, pizzaiolo e ajudante de cozinha, em 14 municípios do Estado. Ao todo são 990 vagas. As aulas serão ministradas pelo Centro Paula Souza.
OBRAS
O Distrito Industrial do Taboão, em Mogi das Cruzes, poderá receber, a partir desta semana, parte da terra retirada das obras de ampliação do Aeroporto Internacional de Guarulhos. O secretario municipal de segurança de Mogi, Eli Nepomuceno, afirmou desconhecer a informação.
PROBLEMA
O destino da terra removida da nova área de taxiamento do futuro Terminal Três do Aeroporto é hoje um dos maiores problemas das equipes de engenharia do Exército, que cuidam das obras.

“Vivemos uma situação paradoxal: sobra emprego, mas falta qualificação”

PAULO ALEXANDRE BARBOSA, Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário