quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 03/11


Vereador Auriel (PT)

Cidade ganha Programa de Uso Racional de Água Potável

Da Redação do Diário de Guarulhos

Guarulhos ganhou um Programa de Uso Racional de Água Potável. De autoria do vereador Auriel Brito (PT), o objetivo da lei é adotar medidas que disciplinem, conscientizem e fiscalizem o desperdício de água na cidade.
O programa prevê que edificações construídas na cidade, a partir de 2009, com área igual ou superior a 250m² deverão instalar reservatórios destinados à captação de águas de chuva e drenagem, de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas, além de sistemas hidráulicos como bacias sanitárias de volume reduzido de descarga, chuveiros e lavatórios de volumes fixos de descarga, torneiras com arejadores e instalação de hidrômetro para medição individualizada do volume d’água.
Os estabelecimentos comerciais destinados à lavagem de veículos deverão fazer uso de equipamentos automáticos, tipo a jato ou similares. Também está previsto que a administração municipal poderá conceder incentivo fiscal, como descontos no IPTU (semelhante ao IPTU Verde) para incentivar os munícipes a adotarem as medidas estabelecidas nessa legislação.
CONCURSO
As inscrições para o concurso público da Câmara Municipal que terminariam no dia 14 devem ser prorrogadas até o dia 30 deste mês. Outra alteração que deve ser feita no edital é a exigência de habilitação em Rádio e TV para os candidatos à vaga de Apresentador de TV.
FURTO
A viatura oficial do vereador Guti (PMDB), um Astra prata de placa EVY 0952, foi furtada na última quarta-feira (2), no estacionamento do estádio do Flamengo de Guarulhos, na Tranquilidade. O parlamentar tinha ido assistir à final do Campeonato Brasileiro de Futebol Americano, organizada por ele.
SEGURANÇA
Hoje, durante a sessão na Câmara, Guti aproveitou a tribuna para relatar o furto. “É lamentável que não tenhamos segurança no único estádio da cidade”, afirmou. O vereador registrou boletim de ocorrência no 2º DP. Até o momento o veículo não foi encontrado.
AGENDA
Para amanhã, também na Câmara, estão marcadas seis audiências que tratarão do orçamento para o próximo ano. Às 9h, com a Secretaria de Administração e Modernização; às 10h, com Meio Ambiente, às 11h, Secretaria de Desenvolvimento Urbano; às 14h, Secretaria de Esportes; 15h, com a Coordenação de Relações Federativas e, terminando, às 16h com a própria Câmara dos Vereadores.
SAÚDE
Segue para a sanção do Executivo o Projeto de Lei (PL) nº 16/2011, de autoria do petista Zé Luiz, que implementa o Programa Respire Bem nas creches e escolas da rede pública municipal.
JUSTIFICATIVA
O programa quer prevenir e diagnosticar a chamada “síndrome da respiração bucal”, que pode causar problemas digestivos, comprometimento do crescimento, alteração da postura, sono alterado, irritabilidade, falta de atenção e concentração gerando dificuldades escolares. As crianças que tiverem a síndrome serão encaminhadas ao tratamento adequado na rede municipal.
ASSÉDIO
Após o corre-corre atrás de pré-candidatos à Câmara Municipal para as eleições do próximo ano, chegou a vez dos partidos políticos assediarem também os assessores. Nos corredores do Legislativo pode-se ouvir promessas de salários generosos.
EVENTO
O Departamento Cultural do Comitê Municipal do PCdoB prepara para este mês a atividade “Essa Mistura Brasileira”. O evento acontece para lembrar o Dia da Consciência Negra celebrado em 20 de novembro. A programação prevê um ato político e apresentações de dança e música.
HOMENAGEM
Durante o evento em homenagem a cultura negra, os comunistas pretendem homenagear diversas personalidades que através de seus meios de atuação contribuíram na luta contra o racismo, entre elas Isis Nunes, Baba Tereza, Célia Nascimento e Tereza Gama.
VERGONHA
O deputado estadual Alencar Santana (PT) declarou que é uma vergonha o governo Alckmin não tomar providências em relação à acusação de desvios na licitação da Linha 5-Lilás do Metrô.
COMPROVAÇÃO
Para o petista, a decisão do promotor Marcelo Camargo Milani de entrar com uma Ação Civil Pública pedindo o afastamento do presidente do Metrô, Sergio Avelleda, e a anulação dos contratos de extensão da Linha 5-Lilás comprovam as denúncias e confirmam a necessidade das correções que ele vem pedindo desde o início do ano. “É impossível que o secretário dos Transportes não veja essa barbaridade que vem acontecendo nas licitações do Metrô”.
“Trapalhadas no Enem têm nome e sobrenome”
ALOYZIO NUNES, senador (PSDB-SP), referindo-se ao PT e ao ministro da Educação, Fernando Haddad

Nenhum comentário:

Postar um comentário