quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 09/11


Moacir de Souza, secretario Municipal de educação

Secretário da Educação, Moacir de Souza, sumiu

Da Redação do DG

Desde a última sexta-feira (4), um dia após fazer denúncias de desvio de verbas em sua pasta, o secretário da Educação, Moacir de Souza, sumiu. Nem mesmo sua assessoria de imprensa consegue localizá-lo desde então..
A assessoria não foi capaz de confirmar, e nem de desmentir, a informação de que o secretário estaria em Paris, na França, desde o dia último dia 4. Petistas próximos ao chefe da pasta disseram que ele viajou para receber o Prêmio AQUA, dado ao projeto do CEU Continental, mas se a viagem foi motivada por compromissos oficiais, a assessoria saberia dizer.
Infelizmente, o sumiço não deixa esclarecer se, como o próprio prefeito Sebastião Almeida disse, Moacir de Souza se expressou mal ou se sustenta as denúncias registradas em ata na Câmara Municipal.
Na terça-feira, Eneide Lima (PT) afirmou que o colega de partido vai comparecer à audiência pública convocada por ela no próximo dia 17 para esclarecer as denúncias. Pelo visto, até lá, a agenda do secretário permanece um mistério.
OCUPADO
O novo secretário do Meio Ambiente, Paulo Carvalho, está com a agenda bastante cheia. Hoje, passou a tarde em reuniões com funcionários da Secretaria. Entre eles, o ex-titular, Alexandre Kise.
AMIGOS...
Na última sessão da Câmara, nenhum petista usou a tribuna para defender Moacir de Souza. Prevalece o entendimento de que o secretário de Educação mereceria “apanhar” um pouco no caso dos convênios irregulares com as ONGs.
...DA ONÇA
Entre os “muy amigos” de Moacir é consenso que o secretário vinha se apresentando como um candidato forte até demais à reeleição na Câmara.
CONFIANÇA
Com a conquista da 13ª assinatura ao requerimento de convocação, a oposição está confiante que a CEI da Educação será aprovada hoje, sem recuos.
COMEMORAÇÃO
A assinatura de Eraldo Souza (PSB) a requerimento foi bastante comemorada entre os que apoiam a CEI. Especialmente por se tratar do vereador de um partido historicamente aliado do PT.
CONTRA-ATAQUE
Os petistas ainda insistem na aprovação dos quatro pedidos de explicação feitos à Secretaria de Educação por Eneide Lima e na audiência pública do dia 17.
SEM FAXINA
O contrato com a empresa de limpeza da Câmara terminou há 4 dias e não há quem faça a necessária faxina.
O OUVIDOR
O vereador Ricardo Rui (PPS) tem recebido várias denúncias dos motoristas da Prefeitura que reivindicam equiparação de seus salários aos de motoristas das autarquias. Entre elas, de roubo de gasolina e contratos irregulares na Secretaria dos Transportes.
OS ESCOLHIDOS
O diretório municipal do PDT já definiu a lista de seus candidatos a prefeito e Câmara. São eles: Telma Cardia, Claudia Papotto, Sandra Santos, José Pereira dos Santos, Abdo Mazloum e Gasparino Romão.
SEGURANÇA
Empresários reúnem-se hoje com o vereador Geraldo Celestino e o comandante do 44º Batalhão da PM, Cesário Lange, às 15h, no antigo clube de mães do Cecap, perto do condomínio Minas Gerais. Pauta: apoio à criação do Batalhão da PM do Parque Cecap, antiga reivindicação do bairro.
CRECHES-1
Guarulhos e mais 30 municípios paulistas assinam hoje o termo de adesão ao Programa Creche Escola, lançado em setembro pelo governador Geraldo Alckmin. O evento será às 15h na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
CRECHES-2
Estado promete investir R$ 1 bilhão na construção ou reforma de mil creches até 2014, por meio da transferência de recursos para as prefeituras.
VISITA
O deputado estadual Alencar Santana (PT) participou da visita ao Complexo do Juquery, em Franco da Rocha, com o ministro da Educação, Fernando Haddad, e o secretário de Desenvolvimento Metropolitano de São Paulo, Édson Aparecido, na terça.
CAMPUS
O antigo hospital psiquiátrico será reformado para abrigar um novo campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Só falta o governo paulista formalizar a doação da área para a União.

Nenhum comentário:

Postar um comentário