sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bastidores da política de Guarulhos / Coluna Olho Vivo em 17/11

Diego Calvo
Moacir falou por 5 horas na Câmara, observado por Eneide (à esq.)

Moacir de Souza passou mesmo a semana passada em Paris

Da Redação do Diário de Guarulhos

Moacir de Souza passou mesmo a semana passada em Paris. Hoje, durante a audiência pública na Câmara, o secretário com o maior orçamento no município confirmou que foi à capital francesa, a convite da Fundação Vanzolini, a mesma que concedeu a certificação Processo Aqua ao projeto do Centro de Educação Unificado (CEU) Continental, no mês passado. O secretário adiantou-se a um pedido de explicações dos vereadores, dizendo que foi a uma feira de construção civil sustentável..
Mas o reconhecimento tardio da viagem não aplacará tão facilmente o ânimo da oposição. Está na pauta de deliberação dos vereadores, hoje, o requerimento nº 1071/2011, de autoria de Wagner Freitas (PP) e Eduardo Carneiro (PSDB), que pede explicações oficiais sobre a viagem de Moacir.
Ela vai insistir em saber quem pagou a viagem e por que a Secretaria passou uma semana inteira evitando confirmar a informação que, àquela altura, já era um segredo de Polichinelo na Câmara.
PRESENTES
A audiência pública de ontem, convocada por Eneide Lima (PT), presidente da Comissão de Educação da Câmara, foi acompanhada de perto por cerca de 20 dos 34 vereadores. Começou às 9h e se estendeu até quase 14h.
QUÓRUM
O tucano Zé Mário, que também é médico, aproveitou para ironizar. “Nunca uma audiência de Saúde daria tanto quórum. Como a educação chama a atenção!”.
CLAQUE
Funcionários comissionados da Secretaria de Educação, membros do Sindicato dos professores e integrantes das entidades conveniadas à pasta ajudaram a lotar a Câmara. Os cartazes eram todos a favor de Moacir de Souza e as vaias, sempre endereçadas à oposição.
PASSIVO
Uma das linhas de ataque da fala de Moacir de Souza foi a menção “ao grande passivo trabalhista” das entidades conveniadas à Secretaria, que teria sido causado pela contratação de profissionais por meio de cooperativas e não pela CLT, como - diz ele - seria a praxe da atual gestão.
TIROTEIO
Eduardo Carneiro (PSDB) disse que este tipo de contratação constituiria fraude trabalhista. Foi rebatido pelos petistas Edmilson Souza e Marisa de Sá, que apontaram a mesma irregularidade nas escolas estaduais de Guarulhos.
EXPLICAÇÃO
O dia de hoje foi mesmo pródigo em explicações. Otávia Tenório (PRP), secretária da Comissão de Educação da Câmara, subiu à tribuna para negar que tenha qualquer ligação com entidades conveniadas à Secretaria.
COMENTÁRIOS
Ninguém havia relacionado o nome de Otávia ao caso. Mas depois de seu discurso, surgiram comentários de que ela teria uma dezena de creches espalhadas pela cidade.
DRAMA
Novinho Brasil (PTN) também usou a tribuna, durante a audiência, para solidarizar-se com o drama vivido por pessoas ligadas a entidades conveniadas que faliram por causa de irregularidades. “Vi muitas pessoas terem suas vidas arrebentadas por causa disso”.
OUTRO TOM
Depois da longa fala de Moacir, foi perceptível, hoje, a mudança de tom da bancada oposicionista com relação à CEI para apurar as denúncias na Secretaria de Educação.
SUSTO
O objetivo de dar um susto em Moacir e, por extensão, no Executivo, aparentemente já foi cumprido. A CEI, agora, poderia ser contraproducente.
AQUECIMENTO
O vereador paulistano Gilberto Natalini (PV) faz amanhã, às 19h, uma palestra para estudantes da Universidade Guarulhos (UnG), no campus do Shopping Light, no Centro da capital. O tema é o aquecimento global.
FANTOCHES
A deputada federal Janete Pietá (PT) convida os interessados para uma apresentação de teatro de fantoches, hoje, às 18h, na Casa do Mandato Pimentas (Rua Turin, 145, Parque Jurema).
FESTA
O chefe da Coordenadoria da Juventude da Prefeitura de Guarulhos, Wagner Hosokawa, pretende transformar sua festa de aniversário, no dia 27, num evento em que espera reunir as principais lideranças políticas que o apoiam em Guarulhos.
“Precisamos ter cautela”
PAULO SÉRGIO, vereador (PR), sobre comportamento dos vereadores em relação à Secretaria de Educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário