terça-feira, 26 de julho de 2011

Prefeitura vai levar proposta à Infraero sobre desapropiação do Jd. Portugal

Por Carolina Soares
Da Redação do DG
 

O prefeito Sebastião Almeida está elaborando, junto à Caixa Econômica Federal, uma proposta que pretende apresentar à Infraero como solução para a desapropriação de cerca de 600 famílias no Jardim Novo Portugal.
Para ele, é possível destinar a verba que o governo federal vai repassar à Infraero para a construção de novas moradias. “As negociações estão bem encaminhadas, já que a Caixa Econômica Federal hoje dispõe de mecanismos para gerenciar projetos por meio do ‘Minha Casa, Minha Vida’”, afirmou Almeida.
No bairro, os moradores acreditam que a desapropriação pode nem vir. “Há mais de 15 anos eles falam isso, só vou acreditar quando chegar a carta”, afirma Miriam Valentina, 78 anos, dos quais 50 foram vividos na Rua Benfica.
A descrença é tanta que ainda existem construções sendo erguidas no local. A dona de casa Margarete Brasileiro, 41, está no bairro há 9 meses, desde que a casa nova ficou pronta. “Alguns vizinhos nos disseram para não construir, mas fui pedir informações na Infraero e eles falaram que não tinham como me impedir”, disse ela.
Sobre o novo destino, os moradores são categóricos. “A gente não sabe de nada”, afirmou Sílvia Severina, 55, que mora lá há 17. “A expectativa é que seja utilizada uma área não muito distante do bairro para que as pessoas não se afastem da comunidade onde se acostumaram a viver”, defendeu Almeida. Mesmo assim, muitos moradores dizem que não querem sair. “Minha casa não está à venda”, disse Severina.
O prefeito afirmou que mesmo que não tenham título de propriedade, todos os moradores devem ter acesso a um imóvel decente.
Até o fechamento desta edição, o DG não obteve resposta da Infraero.

COMENTÁRIO DO BLOG: Ontém estava ouvindo a rádio CBN, no programa CBN São Paulo, quando ouvi uma entrevista da âncora da rádio com o Prefeito Sebastião Almeida a respeito das desapropriações no Jd. Novo Portugal. O Prefeito relatou as dificuldades que encontrava nas negociações com a Infraero para garantir as moradias para as pessoas que terão os imóveis desapropriados. Com voz de indignação o Prefeito pedia maior sensibilidade aos gestores da Infraero, pois as famílias que ali se encontram tem os seus direitos e uma empresa pública federal não pode se ausentar de responsabilidade para com as pessoas que estão no local há anos.
"Alguém precisa avisar a Infraero que ela pertence ao Governo da Presidente Dilma do PT e que a cidade de Guarulhos é administrada pelo Prefeito Sebastião Almeida que coincidentemente também é do PT".

Nenhum comentário:

Postar um comentário