quarta-feira, 20 de julho de 2011

Obras do terminal Taboão e Cecap

Secretário estadual fez visita técnica nesta terça às obras do Terminal Taboão

Do Guarulhos Hoje
Por Ana Paula Almeida

Jurandir Fernandes disse que terminal Taboão deve ser entregue em outubro e o do Cecap em novembro
Jurandir Fernandes disse que terminal Taboão deve ser entregue em outubro e o do Cecap em novembro.


Em visita técnica às obras do Terminal Taboão do Corredor Metropolitano Guarulhos - São Paulo na manhã desta terça-feira, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, garantiu a entrega dos terminais Taboão e Cecap para o fim deste ano. O secretário municipal de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, e o presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), Joaquim Lopes, também acompanharam a visita.
De acordo com Fernandes, as obras de ambos os terminais estão em ritmo acelerado e a intenção é antecipar a conclusão dos trabalhos. "Haverá a tentativa de entregar o do Taboão até outubro e o do Cecap até novembro, mas a garantia para finalização dos dois terminais é o final de 2011", relatou. Os terminais terão prédios administrativos e operacionais, plataformas com acessibilidade, sanitários para usuários, lanchonete e bicicletários.
Além da construção dos terminais, Fernandes também comentou sobre as obras do Trem de Guarulhos e do Expresso Aeroporto. "A questão do Trem de Guarulhos está definida e as obras devem começar no segundo semestre de 2012. O que está definido é que ele sairá do Cecap e seguirá até a linha 12 da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), no Brás".
Com relação ao Expresso Aeroporto o secretário informou que não há previsão para início dos trabalhos porque aguarda definições sobre o TAV (Trem de Alta Velocidade) que partirá de Campinas com destino ao Rio de Janeiro, mas que terá uma parada no Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Guarulhos pode ser a primeira a contar com bilhete de integração intermunicipal
Durante a visita realizada às obras do Terminal Taboão, o secretario de Transportes e Trânsito, Atílio Pereira, afirmou que pretende tornar a cidade de Guarulhos a primeira da região metropolitana a fazer integração com a EMTU, com a adoção do Bilhete Único Metropolitano, anunciado pelo Governo do Estado. "Temos que estudar a possibilidade de fazer essa integração sem aumento de passagem, porque a princípio o nosso Bilhete Único só pode ser utilizado em ônibus municipais".
Para o secretario dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, a prioridade é investir no sistema viário e em estudos que viabilizem a integração entre as linhas municipais e intermunicipais sem lesar os cofres públicos, tanto de Guarulhos quanto do Estado de São Paulo.
Nos terminais do Taboão e do Cecap serão alocadas 22 linhas municipais e 23 linhas intermunicipais. O investimento do Governo do Estado nas obras é de R$21,4 milhões.

COMENTÁRIO DO BLOG: As vezes me pergunto! Sendo Guarulhos a segunda maior economia do Estado, com um crescimento imobiliário em ritmo acelerado e com a população chegando a um milhão e trezentos mil habitantes, por que o governo do Estado não investe na cidade?
Entregar só ao final do próximo ano os terminais Taboão e Cecap, um trecho de linha reta que liga dois bairros vizinhos com pouco mais de 3 km parece piada.
Queremos que o governador Geraldo Alckmin cumpra as promessas de campanha e faça a entrega do corredor até o Tucuruvi e do trem até o Cecap.

Nenhum comentário:

Postar um comentário