sexta-feira, 29 de julho de 2011

Almeida quer Trem Expresso de Guarulhos até o bairro São João

Marginal Baquirivu (foto) serviria para extensão do transporte

Por Luiz Roiz
Da Redação do DG



O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, sugeriu ao governo estadual que o Expresso Guarulhos tenha estação no bairro São João, além das paradas no Parque Cecap e Aeroporto de Guarulhos. A ampliação da linha 13 até o Aeroporto havia sido anunciada anteontem pelo secretário de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, mas o chefe do Executivo municipal considera racional estender ainda mais a via férrea.
“Como o investimento é elevado, faz todo sentido prolongar o traçado até o bairro São João, uma região populosa e que necessita de um transporte de massa.” O presidente eleito do Ciesp de Guarulhos e região, Luiz Teodoro, concorda com Almeida. “Se chegar até o São João será melhor ainda. Mas o importante é que saia do papel, pois essa obra já vem sendo prometida pelo governo estadual há mais de dez anos.”
O Expresso Guarulhos – ou Trem de Guarulhos, caso venha a ter várias estações – terá composições modernas, com ar-condicionado, ao estilo das que estão substituindo os velhos trens da CPTM em linhas como a que serve a zona oeste da Região Metropolitana.
Fernandes estima que a linha terá composições com frequência a cada seis minutos, cada uma delas com capacidade para dois mil passageiros, num total de 20 mil passageiros/hora. Os maiores beneficiados com a ampliação da linha serão aqueles que trabalham no Aeroporto – 37 mil funcionários, segundo a Infraero.
“O Expresso Guarulhos também servirá aos que chegam de avião em Cumbica e pretendem ir a Guarulhos ou à capital e vice-versa.” Fernandes informou também que a Infraero está sendo contatada para que a estação no Aeroporto possa ser construída. “Todos sairão ganhando: a população de Guarulhos em geral, aqueles que trabalham no Aeroporto e passageiros das linhas aéreas. O Expresso Guarulhos irá retirar cerca de 300 ônibus por hora de circulação e aliviará o estacionamento do Aeroporto.”
A CPTM havia estimado o custo do Expresso em R$ 600 milhões antes de sua ampliação, recursos esses que sairão do Tesouro estadual, mas com a novidade, esse investimento pode subir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário