Fernandes diz que prioridade até a Copa será construir duas estações
Do Folha Metropolitana
Por Wellington Alves
O secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, confirmou ontem a intenção do Governo do Estado de estender a linha 13 da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) para ter estações no Jardim São João e Pimentas. Ele ressalta que os projetos devem ser desenvolvidos nesta gestão, com obras previstas para depois de 2014.
Ontem, a Folha Metropolitana publicou com exclusividade o pedido da Prefeitura de Guarulhos de que o transporte férreo chegasse aos dois bairros. Segundo Fernandes, a prioridade até a Copa do Mundo será a construção de duas estações em Guarulhos – Parque Cecap e Aeroporto Internacional –, que terão destino à estação Brás.
Reunião entre Estado e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deve ser agendada nos próximos dias para acertar o percurso do trem. O secretário explica que o foco da estação no aeroporto será atender os 28 mil funcionários do local. O governo estadual quer utilizar os espaços antes destinados ao Expresso Aeroporto, que iria até a estação Luz do Metrô, e ficará com o projeto parado enquanto o Governo Federal não viabilizar o Trem de Alta Velocidade (TAV).
Fernandes afirma que o trem pode ter outras ligações na cidade, mas isso depende de novos estudos. As estações no município terão tarifa de R$ 2,90, com intervalo de seis minutos entre os trens. A estimativa é que possa atender, de forma “confortável”, até 20 mil pessoas por hora, segundo o secretário. “A pessoa poderá sair de Guarulhos até a Avenida Paulista com uma só tarifa.”
Secretário promete dois corredores metropolitanos até a Copa de 2014
Os guarulhenses que quiserem acompanhar as partidas da Copa do Mundo, em 2014, no Itaquerão, terão acesso fácil ao futuro estádio pelo corredor metropolitano de ônibus ABC-Guarulhos, via Jacu-Pêssego. Segundo o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, esse corredor e o Taboão-Tucuruvi – primeiro trecho está em andamento – devem ser concluídos até maio de 2014.
Fernandes comenta que segue em estudo a implementação de Metrô Leve entre Guarulhos e a região do Grande ABC. Ele afirma que os corredores e as estações de trem darão maior fluidez ao trânsito com a eliminação de algumas linhas de ônibus. “Podemos descongestionar o Metrô Armênia, que recebe muitos veículos do município”, diz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário