quinta-feira, 28 de julho de 2011

Prefeito e secretário de Saúde inauguram novo Centro de Atenção Psicossocial



Caps inaugurado ontem oferece atendimento para pacientes com graves problemas psíquicos

    
Do Guarulhos Web
Por Marianna Falcão


O sétimo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) foi inaugurado ontem, pelo prefeito Sebastião Almeida e pelo secretário municipal de Saúde Carlos Derman, na rua Rafael Colacioppo, 80, no Bom Clima.
A gerente do novo Caps, Karina Vieira, relata que o centro oferecerá atendimento com cuidados intensivos para pacientes com transtornos psíquicos graves e persistentes, que engloba indivíduos com transtornos, psicose e esquizofrenia. "O principal desafio neste momento será o exercício da cidadania para promover a inclusão social dos pacientes".
A partir de hoje, o Caps Bom Clima começa a funcionar com cinco leitos para atendimento integral (diurno e noturno). De segunda a sexta-feira, das 7 às 19h, a unidade estará aberta para receber a demanda espontânea e os pacientes encaminhados através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e hospitais. Aos fins de semana a unidade funcionará somente para os pacientes que estiverem ocupando os leitos.
A nova unidade conta com médico psiquiatra, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, auxiliares de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos. A estrutura física é composta por um consultório médico, salas de repouso, sala de acolhimento e enfermagem, salas multifuncionais para atividades em grupo e uma farmácia.

Stella Maris
Sobre o Hospital Stella Maris, o secretário municipal de Saúde afirmou durante o encontro, que assim como a direção da entidade, também aguarda uma definição da Secretaria Estadual de Saúde.
Contrato da Unifesp
Em relação às irregularidades ocorridas no contrato firmado entre a Secretaria Municipal da Saúde com a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), Carlos Derman comentou que a prefeitura vai adequar o contrato conforme recomendação do órgão.
PAC 2 - UBS
Na ocasião, o secretário declarou que 10% dos recursos do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento), para a construção de oito Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão previstos para serem liberados a partir do próximo mês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário