Expresso Aeroporto só será discutido após a definição do futuro do TAV
Do Diário de Guarulhos
Da Redação
Da Redação
Durante a vistoria técnica às obras do Terminal Taboão, na manhã de hoje, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que o Expresso Aeroporto, que ligaria o Aeroporto de Guarulhos à capital, só será discutido após a definição do futuro do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligaria Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, e que não recebeu nenhuma proposta de investidores no último dia 11..
Sobre o Trem de Guarulhos Fernandes afirmou ter tocado no assunto com o prefeito Sebastião Almeida e com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Atílio Pereira. “Por enquanto estamos contratando estudos que nos digam como ligar esta nova estação à linha 12 da CPTM (Safira), para que o trem consiga chegar até o bairro do Brás”, completou Fernandes.
As obras devem ser iniciadas apenas no fim do ano que vem e, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou ao DG em reportagem publicada no mês passado, devem estar concluídas até 2014.
RESÍDUOS
Guarulhos vai lançar, no dia 2 de agosto, seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos. O documento, que demorou dois anos para ficar pronto, traz um diagnóstico municipal sobre a situação do lixo. Além disso, serão apresentados três programas destinados à solução do problema na cidade.
BALANÇO
Com a elaboração do plano a Secretaria do Meio Ambiente verificou que há 188 pontos de disposição irregular de lixo na cidade. Dos resíduos gerados, 53% são orgânicos, e 41%, recicláveis. Apenas 6% são rejeitos, ou seja, podem ser mandados a aterros, de acordo com a lei.
EXPERIMENTO
Um experimento da Secretaria de Transportes e Trânsito promete levantar muita polêmica nos próximos dias. O órgão instalou, no início do mês, no-breaks (aparelhos de alimentação automática de energia) em três semáforos da cidade.
PREVENÇÃO
Segundo a secretaria, o intuito dos aparelhos é garantir o funcionamento desses equipamentos de controle de trânsito caso ocorra falta de energia elétrica, o que tem se tornado uma constante em algumas regiões da cidade.
LOCAIS
Os no-breaks foram colocados em pontos principais da cidade, como cruzamento das avenidas Tiradentes com Paulo Faccini, Guarulhos com Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (Anel Viário) e na Avenida Tiradentes com o Anel Viário.
FUTURO
Tecnicamente, com a instalação dos equipamentos, os três semáforos conseguem operar por até duas horas se houver interrupção de energia elétrica. Se apresentarem resultado satisfatório, os no-breaks, que suportam descarga elétrica de 50 mil volts, serão instalados em mais 50 sinais de trânsito da cidade.
VISTORIA
Os vereadores Geraldo Celestino e Romildo Santos, ambos do (PSDB), participaram da vistoria técnica ao Terminal Taboão, na manhã de hoje. O deputado federal Carlos Roberto (PSDB), que estava em Brasília, foi representado por um assessor parlamentar.
CICLOVIAS
Na ocasião, Jurandir Fernandes ressaltou a importância da construção de ciclovias anexas aos novos terminais da cidade. “As bicicletas hoje são um transporte fundamental e as ciclovias facilitam muito”, afirmou o secretário.
APOIO
Ambos equipamentos, no Taboão e Cecap, contarão também com bicicletários. Para o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Atílio Pereira, é importante iniciar um diálogo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para que existam bicicletas disponíveis para locação nesses pontos.
SEGURANÇA
“É impressionante a quantidade de gente que pedala nessa região pela manhã”, afirmou Atílio Pereira, no Taboão. Para o secretário, é preciso fazer também um trabalho de conscientização com os ciclistas e motoristas da cidade, visando zelar pela segurança de todos no trânsito local.
CONSTRUÇÃO
As ciclovias vão ligar os novos terminais entre si e também com a Rodoviária do Cecap. Além disso, uma linha será construída entre o Terminal Taboão e o Hospital Geral de Guarulhos.
“Queremos trabalhar com transparência”
RENATA SANTOS, diretora do Hospital Stella Maris, sobre sua gestão à frente da entidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário