quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bastidores da política de Guarulhos


Expresso Aeroporto só será discutido após a definição do futuro do TAV 

Do Diário de Guarulhos
Da Redação

Durante a vistoria técnica às obras do Terminal Taboão, na manhã de hoje, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que o Expresso Aeroporto, que ligaria o Aeroporto de Guarulhos à capital, só será discutido após a definição do futuro do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligaria Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, e que não recebeu nenhuma proposta de investidores no último dia 11..
Sobre o Trem de Guarulhos Fernandes afirmou ter tocado no assunto com o prefeito Sebastião Almeida e com o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Atílio Pereira. “Por enquanto estamos contratando estudos que nos digam como ligar esta nova estação à linha 12 da CPTM (Safira), para que o trem consiga chegar até o bairro do Brás”, completou Fernandes.
As obras devem ser iniciadas apenas no fim do ano que vem e, segundo a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) informou ao DG em reportagem publicada no mês passado, devem estar concluídas até 2014.

RESÍDUOS

Guarulhos vai lançar, no dia 2 de agosto, seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos. O documento, que demorou dois anos para ficar pronto, traz um diagnóstico municipal sobre a situação do lixo. Além disso, serão apresentados três programas destinados à solução do problema na cidade.

BALANÇO

Com a elaboração do plano a Secretaria do Meio Ambiente verificou que há 188 pontos de disposição irregular de lixo na cidade. Dos resíduos gerados, 53% são orgânicos, e 41%, recicláveis. Apenas 6% são rejeitos, ou seja, podem ser mandados a aterros, de acordo com a lei.
EXPERIMENTO
Um experimento da Secretaria de Transportes e Trânsito promete levantar muita polêmica nos próximos dias. O órgão instalou, no início do mês, no-breaks (aparelhos de alimentação automática de energia) em três semáforos da cidade.
PREVENÇÃO
Segundo a secretaria, o intuito dos aparelhos é garantir o funcionamento desses equipamentos de controle de trânsito caso ocorra falta de energia elétrica, o que tem se tornado uma constante em algumas regiões da cidade.
LOCAIS
Os no-breaks foram colocados em pontos principais da cidade, como cruzamento das avenidas Tiradentes com Paulo Faccini, Guarulhos com Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco (Anel Viário) e na Avenida Tiradentes com o Anel Viário.
FUTURO
Tecnicamente, com a instalação dos equipamentos, os três semáforos conseguem operar por até duas horas se houver interrupção de energia elétrica. Se apresentarem resultado satisfatório, os no-breaks, que suportam descarga elétrica de 50 mil volts, serão instalados em mais 50 sinais de trânsito da cidade.
VISTORIA
Os vereadores Geraldo Celestino e Romildo Santos, ambos do (PSDB), participaram da vistoria técnica ao Terminal Taboão, na manhã de hoje. O deputado federal Carlos Roberto (PSDB), que estava em Brasília, foi representado por um assessor parlamentar.
CICLOVIAS
Na ocasião, Jurandir Fernandes ressaltou a importância da construção de ciclovias anexas aos novos terminais da cidade. “As bicicletas hoje são um transporte fundamental e as ciclovias facilitam muito”, afirmou o secretário.

APOIO

Ambos equipamentos, no Taboão e Cecap, contarão também com bicicletários. Para o secretário municipal de Transporte e Trânsito, Atílio Pereira, é importante iniciar um diálogo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) para que existam bicicletas disponíveis para locação nesses pontos.
SEGURANÇA
“É impressionante a quantidade de gente que pedala nessa região pela manhã”, afirmou Atílio Pereira, no Taboão. Para o secretário, é preciso fazer também um trabalho de conscientização com os ciclistas e motoristas da cidade, visando zelar pela segurança de todos no trânsito local.

CONSTRUÇÃO

As ciclovias vão ligar os novos terminais entre si e também com a Rodoviária do Cecap. Além disso, uma linha será construída entre o Terminal Taboão e o Hospital Geral de Guarulhos.
“Queremos trabalhar com transparência”
RENATA SANTOS, diretora do Hospital Stella Maris, sobre sua gestão à frente da entidade

Original
Se apresentarem resultado satisfatório, os no-breaks, que suportam descarga elétrica de 50 mil volts, serão instalados em mais 50 sinais de trânsito da cidade.
Original
Dessa forma você vai ter mas facilidade em acompanhar as articulações em torno da disputa de poder na câmara dos vereadores, na prefeirtura, nossos partidos políticos, n. º judiciário e na sociedade.
Original
"Como bicicletas hoje são um transporte e fundamental como ciclovias facilitam muito", afirmou o secretário.
Original
Diariamente você verá nesse blog como colunas dos principais jornais Guarulhos com os bastidores da política local Dessa forma você vai ter mas facilidade em acompanhar as articulações em torno da disputa de poder na câmara dos vereadores, na prefeirtura, nossos partidos políticos, n. º judiciário e na sociedade.
Original
Café expresso Aeroporto só será discutido após definição futuro TAV um
Original
Durante a vistoria técnica às obras do Terminal Taboão, na manhã de hoje, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmou que o Expresso Aeroporto, que ligaria o Aeroporto de Guarulhos à capital, só será discutido após a definição do futuro do Trem de Alta Velocidade (TAV), que ligaria Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, e que não recebeu nenhuma proposta de investidores no último dia 11..
Original
Apenas 6% são rejeitos, ou seja, podem ser mandados aterros, de acordo com a lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário